P-50

Lula vem batizar plataforma da auto-suficiência de petróleo

Jornal do Brasil
23/11/2005 02:00
Visualizações: 21

Presidente inaugura P-50, maior unidade da Petrobras, hoje no Mauá. Segunda visita de Lula à cidade este ano está ligada a investimentos federais no município  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje em Niterói para a inauguração da plataforma off-shore de petróleo P-50, da Petrobras. A cerimônia de lançamento acontece às 11h, no estaleiro Mauá-Jurong, na Ponta d`Areia, onde a construção da embarcação foi finalizada. Presentes à cerimônia, estarão a governadora Rosinha Matheus e o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer; o prefeito Godofredo Pinto e o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Neves; além de vereadores locais, e empresários do setor naval e petrolífero.

Essa é a segunda vez que o presidente visita a cidade este ano. Na primeira visita, o foco também era o setor naval, quando Lula anunciou que o terminal pesqueiro do Estado seria implantado em Niterói.

Desta vez, a relevância da presença de Lula está ligada à tão perseguida busca pela auto-suficiência na produção de petróleo. A extração que será feita pela P-50, estimada em 180 mil barris de petróleo por dia, representa um acréscimo em 12,4% da produção total do Brasil. Como esses índices, a auto-suficiência deve ser alcançada em 2006. A construção da plataforma custou US$ 634 milhões e é a maior unidade petrolífera da estatal.

As operações da P-50, que começarão até o fim do ano, serão realizadas no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Santos, a 120 quilômetros da costa fluminense. O campo tem 141 quilômetros quadrados de área e a profundidade dos poços a serem explorados é de até dois mil metros. Em seu local de trabalho, a plataforma, que é do tipo FPSO, vai extrair, armazenar e escoar toda a produção.

Outra contribuição significativa das operações da P-50 em alto-mar está ligada à produção de gás natural. A nova unidade terá capacidade de comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás em seus reservatórios.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20