Resultados

Lucro da Total sobe impulsionado por preços do petróleo

Reuters
04/11/2005 02:00
Visualizações: 252

 Os preços recordes do petróleo e fortes margens de refino impulsionaram os lucros da gigante francesa de energia Total  no terceiro trimestre, em linha com as expectativas do mercado.

A Total afirmou nesta sexta-feira que seu lucro líquido ajustado --que inclui itens não recorrentes e ganhos com o aumento do valor dos estoques de combustíveis-- aumentou 32 por cento, para 3,13 bilhões de euros (3,78 bilhões de dólares). Sondagem da Reuters com 10 analistas previa média de 3,15 bilhões de euros.

Os analistas preferem analisar o lucro líquido ajustado, ou "limpo", tido como a melhor medida para verificar a saúde de uma empresa petrolífera.

"Divulgamos resultados muito fortes para o trimestre. Isto deve-se principalmente ao ambiente de mercado muito forte para o petróleo", disse a repórteres em teleconferênciao o vice-presidente financeiro da Total, Robert Castaigne.

Os investidores destacaram que a acentuda alta no lucro foi registrada apesar das greves em refinarias na França e interrupções e reduções de produção nos Estados Unidos, devido aos furacões Katrina e Rita. Comparada às suas rivais, a Total ganhou vantagem no período pela reduzida exposição de sua produção nas regiões do Golfo do México, atingidas pelas tempestades.

A produção de hidrocarbonetos da Total caiu 2 por cento na comparação anual, para 2,428 milhões de barris de petróleo equivalente por dia (boepd), contra consenso de 2,44 milhões de boepd estimado por analistas ouvidos pela Reuters.

Segundo Castaigne, a Total mantém sua meta de aumento anual entre 3 e 4 por cento na produção do período até 2010, e acrescentou que prevê crescimento contínuo também depois desse período.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20