Internacional

Japão: combustível nuclear será removido até 2015

Diário do Nordeste
20/07/2011 17:10
Visualizações: 69
O governo japonês anunciou ontem (19) que começará a retirar o combustível nuclear das piscinas de armazenamento na usina danificada de Fukushima Daiichi até no máximo 2015. Também será considerado, até janeiro, o cronograma para o retorno de cerca de 80 mil moradores que foram retirados dos arredores da usina, disseram autoridades a jornalistas.

A Tokyo Electric Power Co., operadora da usina de Fukushima Daiichi, elaborou em abril um cronograma de duas etapas e estabeleceu uma meta para trazer os reatores a um estado de "desligamento a frio", onde o urânio no núcleo não é mais capaz de evaporar a água usada para o resfriamento.

Autoridades do governo disseram que o Japão já cumpriu o primeiro critério de esfriar os reatores de forma estável, e que seguirão com sua meta de realizar o desligamento a frio dos reatores até janeiro. Depois disso, iniciarão a limpeza e a retirada de combustível do local, 240 quilômetros a norte de Tóquio.

Segundo o ministro da Crise Nuclear, Goshi Hosono, o desmantelamento dos reatores demorará mais de 10 anos.

Também ontem o governo japonês ordenou a suspensão da comercialização de carne bovina produzida na província de Fukushima, depois de descobrir que o gado alimentado com palha de arroz contaminada com altos índices de césio radioativo foi distribuído por todo o país.

A descoberta aumentou as preocupação dos consumidores sobre a segurança alimentar após os incidentes de contaminação em vegetais, chá, leite, frutos do mar e água, decorrentes do vazamento radioativo na usina nuclear, atingida por um tsunami.

Apesar de Fukushima produzir apenas 3% da carne bovina japonesa, parte da carne contaminada foi distribuída para grandes supermercados em Tóquio e nos arredores da capital, e servido a estudantes do ensino fundamental em Yamagata, no noroeste de Fukushima.

"O bife de Fukushima era vendido no meu supermercado local. Quando lembro disso, fico preocupada com as crianças e os idosos", disse Saori Yamada, uma moradora de Tóquio.

Mais de 500 cabeças de gado contaminadas com césio radioativo foram enviadas para outras partes do Japão.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20