Geologia

Inteligência Artificial para melhorar a qualidade do processamento de informações geológicas

Redação/Assessoria
08/04/2019 21:12
Visualizações: 656 (0) (0) (0) (0)

Mais de 30 geólogos da Gazprom Neft e pesquisadores de aprendizado de máquina da IBM Research Brasil se uniram pela primeira vez para compartilhar conhecimento, experiência e habilidades únicas em um projeto de pesquisa, o Geólogo Cognitivo*. O Acordo de Cooperação assinado por ambas as empresas visa o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de inteligência artificial, como conhecimento avançado em aprendizado de máquina que combine redes neurais profundas como substitutas dos modelos geológicos já existentes, bem como técnicas de raciocínio probabilístico avançado para dar suporte e servir como modelo ao processo de tomada de decisões geológicas baseadas em dados.

Elas têm como objetivo otimizar processos analíticos e caracterizar o valor das informações relacionadas aos modelos geológicos mais relevantes para avançar fluxos de trabalho de exploração e automatizar o trabalho de criação de modelos exploratórios. Estas tecnologias ajudarão a automatizar a rotina operacional e aumentarão significativamente o processo de análise de dados geológicos e geofísicos para uso na exploração de petróleo ou atividades de promoção que não sejam relacionadas a projetos em águas profundas, no mar Ártico ou projetos de xisto.

O sistema tem o objetivo de identificar, modelar, integrar e prever informações críticas sobre o objeto geológico em prospecção, dando suporte ao processo de tomada de decisões por meio da utilização de dados análogos já descobertos e tecnologias de Big Data para processar matrizes extensivas de dados.

Graças a essa iniciativa, o ciclo típico de exploração geológica pode ser reduzido significativamente: um processo que até então levava até 6 meses para ser concluído, agora, pode ser feito em apenas um mês. Além disso, a qualidade da previsão poderá ser melhorada a cada novo projeto, por meio do uso de tecnologias cognitivas e modelos de aprendizagem contínua.

"Como parte da Estratégia de Tecnologia da Gazprom Neft, estamos dando uma atenção especial ao desenvolvimento de projetos digitais em exploração e produção. Juntamente com as principais empresas internacionais, estamos desenvolvendo as ferramentas de produção de petróleo do futuro", enfatiza Mars Khasanov, Diretor de Tecnologia e CEO do Centro de Ciência E Tecnologia da Gazprom Neft.

"Os volumes de dados estão se tornando cada vez mais complexos. Por isso precisamos melhorar os processos de extração, fornecimento e análise de informações e encontrar novas oportunidades para usar metodologias de aprendizado de máquina. Para esse fim, estamos desenvolvendo uma solução digital única que pode levar a um avanço no trabalho com informações geológicas", afirma Alexei Vashkevich, diretor de exploração geológica e desenvolvimento de base de recursos da Gazprom Neft.

"Faz parte da missão da IBM Research Natural Resources colaborar com os principais parceiros da área de Petróleo e Gás para garantir que a indústria se beneficie da aplicação das mais avançadas tecnologias de IA, maximizando sua capacidade de lidar com os desafios e oportunidades apresentadas pelas crescentes quantidades de dados gerados nas atividades de exploração e produção", afirma Ulisses Mello, Diretor da IBM Research Brasil.

* A iniciativa "Geólogo Cognitivo" é um projeto digital do Centro de Ciência e Tecnologia da Gazprom Neft, focado na otimização do processamento de informações geofísicas e dados geológicos. O projeto envolve a integração de vários tipos de dados, obtidos em cada estágio do ciclo de exploração (incluindo processamento e análise sísmica, registro de poços, medições de núcleo, fotografia aérea etc.) em um único sistema. A criação de metamodelos digitais combinando todas as informações sobre uma meta de exploração resulta em prazos de entrega mais curtos (reduzido de três anos para seis a 12 meses) e melhora a qualidade das operações de prospecção geológica.

Este acordo de cooperação entre a Gazprom Neft e a IBM Research Brazil complementa a emenda ao atual Memorando sobre Cooperação Estratégica em Tecnologias Digitais entre a Gazprom Neft e a IBM, que foi assinado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em 2018. O objetivo do acordo é consolidar ainda mais os planos de cooperação de longo prazo entre as duas empresas, bem como estender a experiência bem-sucedida de acordos anteriores, assinados no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo entre 2015 e 2017.

Sobre a IBM Brasil - Somos uma empresa de pessoas que estão transformando o mundo em um lugar melhor para todos, cocriando o futuro das empresas, governos e da sociedade por meio do forte investimento em pesquisa, pelo uso da inteligência artificial e tecnologias disruptivas. Há mais de 100 anos no País, temos impactado a vida de milhões de brasileiros, sempre colocando em primeiro lugar a transparência, segurança, privacidade e confiança dos dados. Nossa missão é ser protagonista da reinvenção digital das empresas e da sociedade e, para isso, democratizamos o acesso às mais importantes tecnologias, com Watson, blockchain, segurança e IoT, disponíveis na nuvem.

Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.