Panorama

Indústria do Rio fecha semestre com alta de 23%

A indústria do Rio fechou o primeiro semestre de 2010 comvendas reais 23,3% superiores na comparação com o mesmo período do ano passado.As encomendas da Construção Civil e as vendas de bens de consumo duráveis,especialmente automóveis, foram determinantes para o resultado do ano. No mêsde j

Redação
29/07/2010 15:00
Visualizações: 128
A indústria do Rio fechou o primeiro semestre de 2010 comvendas reais 23,3% superiores na comparação com o mesmo período do ano passado.As encomendas da Construção Civil e as vendas de bens de consumo duráveis,especialmente automóveis, foram determinantes para o resultado do ano. No mêsde junho houve uma acomodação em relação a maio, com queda de 3,2%. Os dadossão dos Indicadores Industriais da Firjan (Federação das Indústrias do Estadodo Rio de Janeiro).

 

A Federação prevê para os próximos meses que o ritmo deexpansão da atividade seja menos intens o. “De qualquer forma, é possívelesperar que o ano se encerre com vendas reais em torno de 15% superiores a 2009”,afirma a diretora de Desenvolvimento Econômico da Firjan, Luciana de Sá.

 

O expressivo aumento das vendas neste ano foi acompanhadopelo crescimento do número de horas trabalhadas: 10,6% na comparação com osprimeiros seis meses de 2009. Em junho, houve recuo de 0,9% na série ajustadasazonalmente. Esse movimento não foi suficiente para frear a alta da utilizaçãoda capacidade instalada, que depois de seguidos recordes mensais encerrou osemestre com o maior nível desde 2003, na série ajustada: 82,5%, ante 82,42% emmaio.

 

O pessoal ocupado na indústria fluminense manteve a tendênciade crescimento em junho, com 0,51%. Foi o 14º crescimento mensal consecutivo, resultandoem expansão de 5,76% no primeiro semestre. Com a geração de postos de tra balho,a massa salarial cresceu 7,53% na comparação semestral, apesar de ligeira acomodaçãoem junho na série dessazonalizada (-0,10%), na comparação com maio.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20