Gasoduto

Ibama libera licença ambiental para malha Nordeste

Valor Econômico
17/03/2005 03:00
Visualizações: 190

O primeiro trecho da malha Nordeste de gasodutos, uma rede que interligará os pólos de produção aos pontos de consumo na região, recebeu ontem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ter as suas obras iniciadas.
O trecho liberado pelo órgão ambiental tem extensão de 179 quilômetros e liga os municípios de Carmópolis (SE) a Pilar (AL).
Essas obras fazem parte de uma série de projetos de interligação dos pólos no Nordeste e no Sudeste, além de ligarem as duas regiões entre si com o Gasoduto Nordeste-Sudeste (Gasene).
A Petrobras ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão do Ibama, mas informa que a conclusão das obras do Gasene está prevista para o final de 2006.
O diretor de licenciamento e qualidade ambiental do Ibama, Nilvo Silva, afirmou que o órgão está tratando os gasodutos da Petrobras como projetos prioritários. A licença concedida ontem é a de instalação, ou seja, permite o início efetivo das obras.
"Quando o traçado é bem escolhido, os impactos são menores", disse Silva, elogiando os estudos ambientais apresentados pela Petrobras.
Segundo o cronograma definido pelo Ibama, dois trechos devem receber licenciamento até o fim de maio: Cabiúnas (RJ) - Vitória (ES), de 325 quilômetros, do Gasene; e Catu (BA) - Carmópolis (SE), de 29 quilômetros, da malha Nordeste.
No segundo semestre, deve ser apreciado o projeto para o trecho entre Cacimbas, no Espírito Santo, e Catu, na Bahia, do Gasene. O financiamento do gasoduto está sendo discutido com o governo chinês.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13