<P>Independentemente de a Autoridade Portuária solicitar ou não a vistoria, uma comissão virá a Santos para averiguar a situação do programa de segurança e vigilância do complexo. ‘‘Na segunda quinzena de abril deverá sair um calendário de visitas aos portos. A Conportos vai fazer a in...
A Tribuna - SPIndependentemente de a Autoridade Portuária solicitar ou não a vistoria, uma comissão virá a Santos para averiguar a situação do programa de segurança e vigilância do complexo. ‘‘Na segunda quinzena de abril deverá sair um calendário de visitas aos portos. A Conportos vai fazer a inspeção e vamos encaminhar um relatório detalhando passo a passo a situação para a instância superior no Palácio do Planalto (a Casa Cilvil), dizendo se os portos estão ou não adequados ao ISPS Code e aptos a receber a DC. Aí, vamos aguardar a posição da Casa Civil’’.
O código internacional não estabelece sanção comercial expressa para quem não implantar as medidas de segurança mas, coforme Campos ‘‘a própria cadeia logística internacional pode proceder a sanção’’.
‘‘Há três anos o Governo Federal está enviando dinheiro e não se consegue implantar o plano’’, desabafou Campos. No meio do ano passado, ele sugeriu que o Ministério dos Transportes criasse uma força-tarefa para auxiliar as docas a adequarem os complexos. De acordo com ele, no Rio de Janeiro a medida adiantou o processo, apesar de ainda não estar concluído.
A Codesp informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ‘‘faltam pequenas adequações para solicitação da DC’’, mas não especificou quais são elas. No início do mês passado, A Tribuna publicou uma matéria na qual a previsão da estatal era finalizar a implementação dos últimos equipamentos de segurança, tais como câmeras na faixa do cais, até o final deste mês.
Fonte: A Tribuna - SP
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