Energia elétrica

GE comissiona interconexão entre Brasil e Uruguai

Redação/Assessoria GE
20/09/2016 13:14
Visualizações: 210

A interconexão Brasil-Uruguai está apresentando progressos. A GE comissionou com sucesso unidades conversoras High Voltage Direct Current (HVDC) back-to-back, e também ampliou e equipou subestações existentes para a Interconexiones del Sur (ISUR). Instalada em Melo, no nordeste do Uruguai, a unidade conversora permitirá que o país comercialize energia com o Brasil, aumentando a flexibilidade e a confiabilidade das redes dos dois países.

A linha de transmissão de interconexão é de 500 KV e possui 420 km, ligando a subestação de Candiota, no Brasil, à subestação de Melo, no Uruguai. Apenas esta linha poderia abastecer até um terço das necessidades de energia do Uruguai e dará aos dois países a capacidade de comprar e vender energia limpa. No Uruguai, as energias renováveis, predominantemente hidrelétrica e eólica, atualmente respondem por mais de 90% da demanda por eletricidade. No Brasil, respondem por quase 80% das necessidades energéticas do país. Os dois países foram nomeados Líderes em Energia Verde pela World Wildlife Fund (WWF) em 2014.

Além do comércio de energia, a interconexão dá aos dois países a segurança do abastecimento elétrico, aumentando a resiliência da rede. Também há potencial para redução de custos, pois o comércio acontece quando os preços estão atraentes. O Uruguai estima uma economia anual potencial de US$ 200 milhões. A capacidade de usar melhor fontes de energia renováveis também permitirá que os dois países reduzam suas emissões de carbono. O Uruguai tem um compromisso ambicioso de cortar as emissões de carbono em 88%[1] até 2017, enquanto o Brasil mira uma redução de 37%[2] até 2025.

O conversor High Voltage Direct Current (HVDC) back-to-back da GE Grid Solutions é necessário porque as redes de energia do Brasil e do Uruguai têm diferentes frequências, 60Hz e 50Hz, respectivamente. Além disso, Grid Solutions ampliou a Subestação de Melo e forneceu equipamentos Alternative Current (AC) para a subestação de Candiota a fim de melhorar o controle de distorção harmônica[3] na Rede CA.

“Conectar os países através dessas supervias elétricas é um elemento chave para garantir a confiabilidade das redes elétricas e a disponibilidade do abastecimento elétrico. A capacidade de comercializar energia renovável vai um passo além na promoção de uma eletricidade de boa relação custo-benefício e sustentável para todos,” afirmou Patrick Plas, Gerente Geral de HVDC & FACTS em Grid Solutions, que faz parte da GE Energy Connections. “As soluções HVDC back-to-back estão cada vez mais sendo consideradas a solução ótima para conectar países com diferentes frequências,” acrescentou.

A interconexão Brasil-Uruguai desempenha um importante papel no objetivo da América Latina de fornecer acesso e abastecimento estável de eletricidade na região, otimizando as economias de escala de sua ampla gama de recursos energéticos.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20