Você deve ter percebido nos últimos anos que o preço da gasolina está crescendo cada vez mais.
AssessoriaPor ser um tema muito comum e que afeta muito os brasileiros, nós estamos sempre ouvindo falar sobre o preço do combustível.
Além de gerar transtornos para os motoristas, isso também faz com que algumas pessoas que querem investir em um carro pensem duas vezes antes de comprá-lo.
Por exemplo, tanto uma pessoa que quer investir em um carro 0km ou uma que está em busca de carros usados baratos ficam com o pé atrás devido ao preço da gasolina.
Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o valor da gasolina ainda é alto e acompanha o mercado mundial.
Isso acontece porque o valor do barril do petróleo e a cotação do dólar afetam diretamente o preço da gasolina.
Mas afinal, como isso acontece? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, continue acompanhando este artigo!
Em primeiro lugar vamos falar sobre como o preço do petróleo funciona no mercado internacional.
O petróleo é um commodity global, ou seja, uma matéria prima para diversas coisas que são produzidas em larga escala e vendidas em todo o mundo.
Por exemplo, alguns exemplos de commodity global são café, soja, minério de ferro, ouro e o próprio petróleo.
Por serem importantes em todo o mundo, estes produtos possuem um preço de referência global, que é baseado no dólar, que é a moeda internacional dominante.
Além disso, vale lembrar que o valor do petróleo é contado através de barris, onde cada um deles tem aproximadamente 159 litros.
O aumento no preço do barril do petróleo afeta o custo de produção e de importação do combustível.
Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo, nosso país ainda importa gasolina e diesel.
Com isso, quando o valor do barril de petróleo sobe, o preço da gasolina fica mais cara, tendo em vista que o Brasil compra o produto de outros países.
Outro fator que influencia diretamente no valor da gasolina aqui no Brasil é a cotação atual do dólar.
O Brasil importa gasolina de alguns países, como por exemplo, Rússia, Arábia Saudita e Estados Unidos.
Por isso, quanto maior for o preço do dólar, mais caro será para comprar gasolina de outros países, o que gera um aumento no preço das bombas dos postos por aqui.
Outro fator relacionado à cotação do dólar é a compra de produtos e peças usadas para a extração de petróleo.
Muitas vezes estes produtos são importados e pagos em dólar, o que afeta nos custos de produção e, como consequência, aumentam o preço do combustível.
Pode até não parecer, mas guerras e outros problemas mundiais afetam diretamente o valor do petróleo, que também altera o valor do combustível.
Por exemplo, a guerra entre Ucrânia e Rússia que começou em fevereiro de 2022 afetou o mercado de combustível do mundo.
A Rússia é um dos maiores exportadores de petróleo e gasolina do mundo, e após o início do conflito, muitos países aplicaram sanções no país.
A alternativa foi buscar combustível em outros lugares do mundo, porém, a alta demanda e a diminuição na oferta afetaram o mercado.
Além disso, a pandemia de Covid-19 também foi responsável pelo aumento no preço do combustível no Brasil.
Com o início dos lockdowns, muitas pessoas não estavam saindo de casa, o que diminui o número de carros, poucos voos eram feitos, fábricas fecharam, entre outras coisas.
Só para ter uma noção, em abril de 2020 o preço do barril de petróleo chegou a ficar negativo nos EUA, algo que raramente acontece.
Durante este período, a gasolina ficou mais barata por aqui, porém, com o passar do tempo a demanda aumentou e a oferta ainda era limitada devido às demissões e empresas que fecharam em todo o mundo, o que diminuiu a produção de gasolina em nível global.
Apesar da demanda extremamente alta, a oferta não estava dando conta, e muitas empresas resolveram aumentar seus preços para garantir bons lucros.
Só para ter ideia, o preço da gasolina chegou a R$7,00 no fim de 2021 e começo de 2022.
E aí, conseguiu entender porque o dólar afeta diretamente o preço da gasolina? Conta pra gente nos comentários o que você achou!
Fale Conosco