Internacional

Forças de comandante líbio tomam importantes portos de petróleo em Bengasi

Reuters - 12/09/2016
12/09/2016 12:31
Visualizações: 464

Forças leais ao comandante líbio Khalifa Haftar tomaram neste domingo ao menos dois dos principais portos de petróleo de uma força rival leal ao governo apoiado pela ONU, arriscando um novo conflito sobre os recursos das nações da OPEP.

Ahmed al-Mismari, um porta-voz do autoproclamado Exército Líbio Nacional (LNA) de Haftar, disse que os combatentes tomaram o controle de Es Sider, Ras Lanuf e Brega, mas que ainda enfrentavam resistência no porto de Zueitina e ao redor da cidade vizinha de Ajdabiya.

A estatal National Oil Corporation (NOC) confirmou que Ras Lanuf e Es Sider estavam sob o controle total das forças de Haftar.

Os ataques a portos petrolíferos importantes da Líbia por Haftar, que se opõe ao Governo de Acordo Nacional apoiado pela ONU, empurra o estado norte-africano para uma batalha mais ampla sobre os seus recursos petrolíferos e atrapalham as tentativas para reiniciar a produção.

Conflito armado, disputas políticas e ataques de militantes reduziram a produção de petróleo da Líbia para cerca de 200.000 barris por dia, ante 1,6 milhão de barris diários produzidos antes da revolta que derrubou Muammar Gaddafi, em 2011.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20