Pessoas

Flavio Decat assume a presidência de Furnas

O engenheiro Flavio Decat tomou posse da presidência de Furnas, nesta terça-feira, dia 14, durante Assembleia Geral Extraordinária da empresa com os acionistas, para um mandato de três anos à frente da estatal. A cerimônia de transferência do cargo foi realizada na sede de Furnas, em Botafogo

Redação
15/02/2011 19:30
Visualizações: 604
O engenheiro Flavio Decat tomou posse da presidência de Furnas, nesta terça-feira, dia 14, durante Assembleia Geral Extraordinária da empresa com os acionistas, para um mandato de três anos à frente da estatal. A cerimônia de transferência do cargo foi realizada na sede de Furnas, em Botafogo (RJ).

 

Durante o discurso de posse, o novo presidente, que iniciou a sua carreira em Furnas há 41 anos, destacou os compromissos que assumirá na sua gestão. “Vamos incrementar ainda mais a prática da governança correta, eficiente e com transparência absoluta. Furnas precisa mostrar à sociedade que tem processos e governanças justas. O maior desafio é a boa comunicação com a população”, disse.

 

Além de funcionários, participaram do evento o Secretário-Executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann; o ex-Diretor-Presidente de Furnas, Carlos Nadalutti Filho; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Petróleo, Indústria e Comércio do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno; o presidente da Eletrobras, José Antônio Muniz Lopes; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim; o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, José Luiz Alquéres.

 

Novos procedimentos e manutenção da excelência

 

Decat apontou alguns ajustes que serão adotados nos próximos três anos. “É importante melhorar a coordenação das áreas de engenharia e construção. Além disso, a gestão de Furnas nos empreendimentos em parceria será feita a partir de novas regras de governança societária que serão instituídas para melhorar a fiscalização técnica, legal e financeira da empresa”, afirmou o novo presidente, que indicou como exemplo as regras praticadas no mercado privado e a eficiente gestão da Petrobras.

 

O controle da manutenção do sistema coordenado por Furnas foi outro ponto de destaque no discurso do executivo. “Será prioridade absoluta a operação e manutenção do nosso sistema elétrico, espinha dorsal do sistema de transmissão brasileiro numa área estratégica do país. Com uma equipe técnica reconhecidamente competente, vamos passar um pente fino em nossas instalações, o que nos ajudará a entender e corrigir eventuais fragilidades do nosso sistema, seja de projeto, de critérios de operação ou de métodos de manutenção”, completou.

 

Novos talentos x experiência

 

Flavio Decat lembrou ainda da importância do quadro funcional da empresa. “Vamos manter a eficiência da força de trabalho de Furnas. É fundamental preparar uma nova geração de talentos que conduza a empresa no futuro. No entanto, não podemos liberar nossos quadros mais antigos, sem antes garantir a retenção do conhecimento que é vital à sobrevivência de qualquer empresa”, finalizou.

 

De volta à casa

 

Ex-funcionário de Furnas, Flavio Decat fez um agradecimento especial. “Ao escolher um ex-servidor dessa casa para presidi-la, a presidente Dilma Rousseff demonstrou o seu apreço e confiança que tem por cada um dos servidores daqui. Há 20 anos, cheguei ao meu primeiro emprego como engenheiro numa usina de Furnas. Voltar é um grande presente. Agradeço por poder retribuir um pouco do muito que devo a essa casa”, concluiu.

 

Perfil Flavio Decat

 

Flavio Decat de Moura é mineiro. Formou-se em engenharia elétrica e eletrônica, em 1969,  pela Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciou a carreira em Furnas como engenheiro na área de Manutenção, chegando a chefe da usina de Mascarenhas de Morais, em 1974. Em seguida, trabalhou quatro anos em Itaipu. Em 1987, assumiu a área de engenharia da estatal e, quatro anos depois, ocupou a Diretoria de Produção da Eletrosul.

 

Foi ainda vice-presidente da Enersul (concessionária de distribuição de energia elétrica do Mato Grosso do Sul) e ingressou na iniciativa privada, em 1998, como diretor de Desenvolvimento da Sithe Energies, empresa internacional de produção independente de energia com sede nos Estados Unidos. Em 2001, tornou-se presidente da Eletronuclear e, em 2008, assumiu a Diretoria de Distribuição da Eletrobras, diretoria criada para gerenciar as sete companhias energéticas federalizadas do Brasil, dentre elas a CEA. Antes de assumir a presidência de Furnas, foi vice-presidente de Distribuição da Rede Energia, empresa da iniciativa privada.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20