Eletricidade

Firjan sugere despacho imediato das térmicas

Estudo elaborado pela UFRJ e apresentado na Firjan sugere que as termelétricas a gás sejam despachadas imediatamente. O objetivo é poupar água dos reservatórios como garantia contra apagão.


21/09/2006 03:00
Visualizações: 116

O professor Adilson de Oliveira, do Instituto de Economia da UFRJ e integrante do Conselho Empresarial de Energia da Firjan, sugere o despacho imediato das térmicas a gás para preservar os reservatórios do sistema hidrológico como garantia para a geração de energia elétrica.

O professor e o presidente do Conselho Empresarial de Energia da Firjan, Armando Guedes, apresentaram, nesta quinta-feira (21/09), um estudo sobre o risco de racionamento de energia, realizado pelo IE/UFRJ.

O estudo baseia-se na tendência de que os próximos anos tenham chuvas escassas como tem ocorrido em 2006. Neste caso, se nada for feito de imediato, é muito provável que haja racionamento de energia, segundo os cenários apresentados.

A primeira proposta considera que haverá oferta ilimitada de gás natural para atender qualquer despacho das termelétricas a gás. Neste caso, o risco de racionamento se manteria abaixo dos 5% até o início de 2009, tanto considerando um crescimento anual da economia de 3,2%, quanto de 4,75% nos próximos quatro anos.

O segundo cenário apresentado pelo professor atrela a disponibilidade de gás natural aos projetos da Petrobras de expansão da oferta. Neste caso, mesmo que os projetos ocorram exatamente como o planejado, dentro dos prazos previsto, o risco de racionamento é antecipado para 2008, considerando as taxas de crescimento de 3,2% anual e de 4,75% anual. Nestas condições, o risco aumenta de 5% para cerca de 9% em 2009, o que já não é considerado aceitável em planejamentos energéticos sustentáveis.

O presidente do referido conselho, da Firjan, destaca, no entanto, que a apresentação não é categórica em dizer que haverá racionamento, mas adverte uma grande possibilidade, em função de que a hidrologia costuma respeitar ciclos de alguns anos e, portanto, como este ano há escassez de chuvas é provavel que em 2007 ocorra o mesmo.

"Se o próximo ano tiver poucas chuvas e o projeto da instalação das plantas de gás natural liquefeito (GNL) no Nordeste e no Sudeste atrasarem, o risco aumenta muito", pontua.

Além de sugerir o despacho imediato das térmicas, considerando alguma disponibilidade ainda existente atualmente, o professor da UFRJ também sugere que o Governo inicie um trabalho preventivo de negociação com o setor industrial sobre a hipótese de que em caso de falta de energia, possa haver o desvio do gás dedicado ao setor industrial para as termelétricas. "Mas isso precisa ser negociado agora para que as indústria possam se preparar", adverte o professor.

As ponderações da Firjan admitem que haverá encarecimento da geração com o uso das térmicas, mas ambos especialistas consideram que essa é uma alternativa mais barata do que a possível falta de energia.

Os especialistas também consideram a transformação das usinas termelétricas a gás em bicombustíveis e a substituição do gás usado pela própria petrobras por óleo combustível como alternativas para garantir que haja gás e eletricidade até 2010, quando o cenário volta a ser considerado de tranqüilidade em função dos planos de expansão da Petrobras, considerando essa data como efetivamente exequível para os projetos planejados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20