Irã

EUA não vão impedir exportações de petróleo do Irã, diz presidente iraniano

Reuters, 04/12/2018
04/12/2018 21:34
Visualizações: 162

Os Estados Unidos não conseguirão impedir que o Irã exporte seu petróleo e qualquer medida para evitar que os embarques iranianos passem pelo Golfo Pérsico levará a um bloqueio total das exportações de petróleo através da hidrovia bloqueada, disse o presidente iraniano nesta terça-feira.

Os Estados Unidos impuseram sanções ao Irã, e autoridades norte-americanas dizem que pretendem reduzir as exportações de petróleo do Irã a zero em uma tentativa de conter o programa de mísseis e a influência regional da República Islâmica.

"Os Estados Unidos devem saber que estamos vendendo nosso petróleo e continuaremos a vender nosso petróleo e que não conseguirão parar nossas exportações de petróleo", disse o presidente Hassan Rouhani em um discurso televisionado durante uma viagem à cidade de Shahroud, no norte do Irã.

"Se um dia eles quiserem impedir a exportação do petróleo do Irã, nenhum petróleo será exportado do Golfo Pérsico", disse ele.

As tensões aumentaram entre o Irã e os Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, se retirou de um acordo nuclear multilateral em maio e voltou a impor sanções à República Islâmica.

Rouhani disse que os EUA não conseguiriam cortar os laços econômicos do Irã com a região e o mundo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20