Golfo do México / Reflexos

EUA: justiça anula moratória de prospecção de petróleo no Golfo

AFP
23/06/2010 13:10
Visualizações: 112

O juiz americano Martin Feldman anulou nesta terça-feira a moratória de seis meses para a prospecção de petróleo no Golfo do México, ao mesmo tempo em que a Casa Branca anunciou que irá apelar da decisão.

O magistrado decidiu a favor de 32 petroleiras que desafiaram a moratória da prospecção e exploração de petróleo imposta pela administração Obama após o vazamento de óleo no Golfo.

Martin Feldman decidiu na corte de Nova Orleans que a "demanda preliminar está garantida" contra a moratória, afirmando ter sido persuadido pelo fato de ser do interesse público levantar a moratória imposta pelas autoridades.

"A corte entendeu que os pleiteantes tiveram sucesso ao mostrar que a decisão da agência foi arbitrária e voluntariosa", disse Feldman na sentença.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, respondeu em seu encontro diário com jornalistas que a administração "entrará imediatamente com a apelação".

"O presidente está totalmente convencido, como anunciaram ontem (segunda-feira) o Departamento do Interior e o Departamento de Justiça, que continuar perfurando nessa profundidade sem saber o que aconteceu (na explosão da plataforma Deepwater Horizon dois meses atrás) não tem nenhum sentido", afirmou Gibbs.

Perfurações profundas "ameaçam a segurança dos trabalhadores nas plataformas e o meio ambiente no Golfo em níveis que não podemos permitir atualmente; é isso o que o presidente pensa", concluiu Gibbs.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20