Desinvestimento

Estatal esclarece sobre decisão cautelar do TCU

Redação/Agência Petrobras
21/12/2016 18:37
Visualizações: 178

A Petrobras presta os seguintes esclarecimentos em relação aos seus processos de desinvestimentos sobre a decisão cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU), conforme divulgado em 8/12/2016, e as decisões liminares do Poder Judiciário.

A referida decisão do TCU não se aplica às transações cujos contratos de venda já foram assinados.

Conforme determinação do TCU, a Petrobras não deverá iniciar novos projetos de desinvestimento e assinar os contratos de venda relativos àqueles cujos processos competitivos estejam em andamento até a sua decisão de mérito sobre a sistemática para desinvestimentos da Companhia, exceto as cinco transações mencionadas abaixo, que se encontram em fase final das negociações, que poderão prosseguir e ter seus contratos assinados:

1) alienação da participação da Petrobras na Petroquímica Suape e Citepe, em estágio avançado de negociação com a Alpek, conforme fato relevante divulgado em 03/11/2016;

2) alienação de direitos de concessão dos campos de Baúna e Tartaruga Verde;

3) a venda de participação em ativos em águas profundas no Golfo do México norte-americano;

4) alienação da participação da Petrobras Biocombustível (Pbio) na Guarani; e

5) acordo de incorporação da Nova Fronteira, na qual a PBIO detém 49% de participação, celebrado com a São Martinho S.A., conforme fato relevante do dia 12/12/2016.

Por outro lado, decisões liminares do Poder Judiciário em ações populares determinaram a suspensão dos procedimentos relativos a quatro projetos de desinvestimentos, a seguir listados:

a) alienação de participação acionária da BR Distribuidora;

b) cessão dos direitos de um conjunto de campos terrestres;

c) cessão dos diretos de concessões em águas rasas nos Estados de Sergipe e Ceará;

d) alienação de direitos de concessão em Baúna e Tartaruga Verde. Assim, esse processo, apesar de ter sua conclusão autorizada pelo TCU, encontra-se suspenso.

A Companhia informa que a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, em decisão sobre efeito suspensivo de recurso apresentado pela Petrobras, permitiu o prosseguimento do projeto de desinvestimento de um conjunto de campos terrestres, sem, contudo, autorizar a assinatura dos instrumentos contratuais definitivos.

Os processos de desinvestimentos relativos aos outros três projetos encontram-se paralisados, em decorrência das citadas liminares. Entretanto, a Companhia continua tomando as medidas jurídicas cabíveis contra essas liminares, com o objetivo de dar seguimento a esses projetos.

A Companhia está trabalhando na reformulação de sua sistemática para desinvestimento, com vistas a ajustá-la às determinações do TCU e espera concluir essa reformulação, no menor prazo possível, com a apreciação daquele Tribunal, de forma a não prejudicar as metas de parceiras e desinvestimentos incluídas no PE/PNG 2017-21, que assim ficam mantidas.

Outros fatos julgados relevantes sobre os desinvestimentos serão tempestivamente comunicados ao mercado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20