Produtos e Serviços

ESSS investe em unidade de negócio de Óleo & Gás e lança novo software

ESSS O&G expande seu portfólio com o novo software ALFAsim, que soluciona problemas de garantia de escoamento e elevação artificial

Redação/Assessoria
23/05/2019 14:43
ESSS investe em unidade de negócio de Óleo & Gás e lança novo software Visualizações: 724

A ESSS reúne engenharia e ciência da computação para desenvolver softwares e serviços para as áreas upstream e midstream do mercado de Óleo e Gás (O&G). Desde 1995, a ESSS desenvolve soluções para a indústria petrolífera e para fortalecer sua atuação neste setor, criou sua mais nova plataforma de produtos, a ESSS O&G. Além de concentrar as atividades de desenvolvimento de software customizado, a área de negócios se dedica a fornecer produtos da ESSS para o mercado, como é o caso do recém-lançado ALFAsim e dos softwares Kraken e SDVO.

“A ESSS trabalha há quase 25 anos como prestadora de serviços em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com empresas de O&G e agora estamos lançando gradativamente produtos a este mercado que incorporam toda esta experiência e aprendizado. Temos neste novo portfólio o resultado de desenvolvimentos próprios e de parceiros, que depositaram sua confiança em nós. É por este motivo que acreditamos que a formalização de uma unidade de negócios reforça o compromisso da ESSS com os nossos clientes e parceiros, e provê o foco necessário para a sustentabilidade e o crescimento destes produtos”, destaca Clóvis Maliska Júnior, presidente da ESSS.

No portfólio de produtos criados para a indústria petrolífera, destaca-se o ALFAsim, simulador multifásico transiente 1D, com foco em projeto e solução de problemas de garantia de escoamento e elevação artificial. O mais novo lançamento da ESSS foi projetado para otimizar o tempo gasto pelo engenheiro nas tarefas de análise, desde a configuração da simulação até o pós-processamento e a apresentação dos resultados. O software combina formulação matemática robusta com estratégia numérica avançada, para fornecer uma experiência de simulação computacionalmente eficiente em uma interface amigável e intuitiva.

“O ALFAsim é resultado de um grande esforço de Pesquisa e Desenvolvimento da ESSS em parceria com a GALP/Petrogal para criar uma nova ferramenta de simulação de escoamento de petróleo e gás em tubulações de produção e transporte, especialmente focada nos desafios do pré-sal brasileiro, como fluidos com alto teor de CO2 e altas pressões e temperaturas. O ALfAsim também possui uma arquitetura única para criação de plug-ins o que o torna uma plataforma para pesquisa e desenvolvimento que pode ser muito aproveitada no Brasil pelas universidades e instituições de pesquisa que trabalham na área de Garantia de Escoamento e Produção”, explica Vinicius Girardi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da ESSS O&G.

Além do ALFAsim, a ESSS conta com outros dois produtos conhecidos pela indústria de Óleo e Gás. O software Kraken é uma ferramenta apropriada para integração e manipulação avançada de dados de campo e de simulação de reservatórios. Em parceria com a Petrobras, a ESSS O&G oferece também o software SDVO (Sistema de Detecção de Vazamentos em Oleodutos), para monitoramento e detecção de vazamentos em dutos de transporte de petróleo e seus derivados.

As soluções propostas para a cadeia da ESSS O&G cobrem principalmente as áreas de: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poços e Produção e Garantia de Escoamento. A ESSS desenvolve produtos customizados de simulação computacional para uma variedade de tarefas associadas ao fluxo de trabalho destas áreas e possibilita o aumento de produtividade e resultados confiáveis. Conheça mais sobre cada área de atuação.

Engenharia de Reservatórios: lida com o planejamento e a implementação de estratégias de desenvolvimento otimizado das reservas de hidrocarbonetos. Reúne conhecimento de outras áreas tais como Perfuração, Geologia, Petrofísica, Engenharia de Completação e Produção. O principal objetivo é prover as avaliações mais seguras possíveis sobre o estado do campo ao longo do ciclo de desenvolvimento – desde a descoberta e estimativa de reservas, durante o período de produção, até o abandono. Além disso, a Engenharia de Reservatórios dá suporte às decisões relacionadas ao plano de desenvolvimento do campo, ao acompanhamento e otimização da performance de produção.

Engenharia de Poços: alguns dos desafios enfrentados pela indústria de perfuração incluem manter o controle de pressão, cimentar adequadamente, remover cascalhos, atender aos requisitos de fluidos de perfuração e manter o poço na direção correta. Para garantir o sucesso destas etapas, é importante superar os desafios no menor tempo possível, pois cada segundo de perfuração representa gastos financeiros. A ESSS oferece soluções de software personalizadas que monitoram a perfuração em tempo real e proveem análise e processamento de dados de maneira mais rápida e, consequentemente, agiliza a tomada de decisões.

Produção e Garantia de Escoamento: a área envolve atividades de previsão, prevenção, mitigação e remoção de depósitos orgânicos e inorgânicos. Estuda também fenômenos como a corrosão e a erosão, que prejudicam o fluxo e transporte do fluido produzido em um sistema produtivo de um campo de hidrocarbonetos. Entre os principais desafios da Garantia de Escoamento estão o alto teor de CO2, o depósito de parafina, os hidratos, asfaltenos e incrustações.

Sobre a ESSS

Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS) é uma multinacional brasileira com sede na cidade de Florianópolis/SC. Possui mais de 20 anos de atuação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento com empresas de O&G, e reúne experiência e conhecimento em engenharia e ciência da computação, oferecendo ao mercado soluções completas em simulação computacional e desenvolvimento de software científico em engenharia. Destaca-se nas áreas de análise fluidodinâmica, estrutural, eletromagnética e simulação de partículas.

As soluções oferecidas pela companhia têm um papel fundamental nos projetos das empresas mais inovadoras do mundo para proporcionar produtos radicalmente melhores e mais eficientes ao seus mais de 500 clientes nos mais diversos segmentos da industria. Ao passar dos anos, ESSS ganhou destaque internacional por oferecer ao mercado soluções completa de modelagem matemática e simulação computacional, expandindo sua atuação aos países da América Central, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México e Peru.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.