acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Evento

Especialistas discutem benefícios do diesel para meio ambiente e sociedade durante fórum em Curitiba

22/08/2016 | 14h07
Especialistas discutem benefícios do diesel para meio ambiente e sociedade durante fórum em Curitiba
Divulgação Divulgação

Debater o plano de viabilidade das diversas tecnologias disponíveis para a redução de emissões e consumo de combustível em veículos diesel é uma das propostas do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel, que será realizado nesta terça e quarta-feira (23 e 24), no Teatro Positivo, em Curitiba (PR). Vilmar Fistarol, presidente da CNH Industrial para América Latina, estará à frente do encontro, cujo tema âncora é “Customer Experience: As Demandas Específicas da América Latina”.

Temas como uso de combustíveis alternativos, eficiência de pós-tratamento e redução de perdas por atrito no motor serão discutidos, considerados os impactos técnicos e econômicos para o atual Proconve P7 assim como a sinergia com uma futura alteração do nível de emissões. “Os benefícios para o meio ambiente, o consumidor e a indústria serão explorados por expoentes do mercado diesel”, adianta o engenheiro Cristian Malevic, diretor de engenharia da MWM International, que mediará debate no encontro.

Recentes incentivos no Brasil foram responsáveis por impulsionar fabricantes de automóveis a adotarem tecnologias de redução de emissões de CO2 por meio de motores mais modernos e sua adaptação ao uso de etanol de cana-de-açúcar. “Paralelamente o País ocupa posição de destaque na utilização de biodiesel em percentuais crescentes em veículos comerciais diesel, apesar de não haver regulamentação estabelecida para a redução de CO2 neste segmento”, comenta.

Cristian Malevic diz que até o início desta década os limites regulatórios de emissões tratavam basicamente de poluentes, com foco no impacto à saúde e à qualidade do ar. Em função de recentes estudos sobre o aquecimento global, os gases de efeito estufa passaram a ter maior prioridade.

“Limites máximos para emissões de CO2 e consumo de combustível foram incorporados em recentes normas de emissões nos Estados Unidos, o que levou líderes mundiais a celebrarem em 2015 um acordo de colaboração mútua para limitar o aquecimento em até 2.0°C a partir de 2020”, afirma.

Estima-se que os motores de combustão interna colaboram com 20% a 30% da emissão global de CO2. O assunto é a pauta do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel durante os dois dias.

Veja a programação completa:

DIA 23

09h30 – Abertura com Vilmar Fistarol, chairperson do fórum e presidente da CNH Industrial para América Latina.

PAINEL “CONTEXTUALIZAÇÃO DO CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA”

09h45 – Palestra “Cenário Econômico”, com Fabiana D'Atri, coordenadora de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

10h15 – Palestra “Perspectivas de Mercado da Indústria Automotiva – Brasil, Argentina e Uruguai”, com Alex Oshiro, especialista em Inteligência de Mercado da Dana Corporation e membro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

10h45 – Palestra “Cenário, Legislação Diesel e Emissões”, com Mateus Dal Piccol, gerente de Homologação da Applus Idiada.

11h15 – Debate “Conjuntura e Seus Efeitos no Mercado Diesel”, mediado por Nilton Roeder, líder de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Volvo.

PAINEL “A EXPERIÊNCIA DOS CLIENTES P7”

13h30 – Palestra “Experiência do Transporte Rodoviário com o PROCONVE P7”, com Wilson Rebello, diretor do Instituto Setcepar de Educação do Transporte (Iset).

13h55 – Palestra “Experiência do Uso do ARLA 32 na Realidade Brasileira”, com Elcio Farah, diretor-executivo da Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Controle de Emissões de Poluentes da América do Sul (AFEEVAS).

14h25 – Palestra “Experiência EUV dos Clientes na Visão da Montadora”, com Cristiano Doyama, gerente de Qualidade e Suporte Técnico da Volvo.

14h55 – Debate “Impactos Positivos e Negativos das Tecnologias P7”, mediado por Dilene Antonucci, editora da revista Carga Pesada.

PAINEL “OFF-HIGHWAY & MAR I”

16h25 – Palestra “Introdução do MAR-I, Tecnologias de Motor para Legislação e Emissões MAR-I”, com Alexandre Xavier, gerente de PD&E da FPT.

16h50 – Palestra “Máquinas Agrícolas: Integração e Adaptações para a Região – O Desafio de Suprir Soluções Técnicas de Acordo com Requisitos Regionais e Clientes”, com Rafael Miotto, diretor de Planejamento de Portfólio de Produto da CNH Industrial para América Latina .

17h15 – Palestra “Os Desafios do MAR-I na Certificação de Máquinas de Construção”, com Boris Sanchez, gerente de Engenharia de Vendas da VCE.

17h40 – Palestra “Geradores – ‘Futura’ Legislação no Brasil e no Mundo para Grupos Geradores – Motivações, Preocupações e Tecnologias para Atendimento”, com Suellen Gaeta, supervisora de Certificação de Produto e Compliance da Cummins Brasil.

18h05 – Debate “Desafios do Mercado Off-highway com a Introdução do MAR I”, mediado por Yoshio Kawakami, diretor da Raiz Consultoria.

DIA 24

08h30 – Abertura

PAINEL “TECNOLOGIA DIESEL”

08h35 – Palestra “O Combustível Diesel e a Tecnologia de Motores: Uma Mudança no Cenário para o Usuário Final”, com o Ph.D Andrew McKnight, diretor de Tecnologia e Desempenho de Aditivos da Innospec.

09h – Palestra “Modelo Virtual-Experimental de Desenvolvimento e Validação de Melhorias em Desempenho e Consumo de Combustível de Veículos para Transporte Rodoviário de Cargas”, com Alexandre Capelli, gerente de Engenharia da Iveco.

09h25 – Palestra “Start-stop – Sistema de Controle de Parada e Partida Automática do Motor para Veículos de Mineração”, com Thomas Junge, diretor da Bosch Engineering Group (BEG).

09h50 – Palestra “Visão EUVI Europa e Novas Perspectivas em Sistemas de Injeção Diesel Voltados ao Ganho de Eficiência”, com Lothar Schmidt, diretor de Serviços de Engenharia Diesel da Robert Bosch GmbH.

10h15 – Palestra “Soluções para Ganho de Eficiência – Super Truck”, com José Marques Neto, engenheiro de Aprovação de Aplicações da Daimler Trucks North America.

10h40 – Debate “Desenhando o Futuro”, mediado por Cristian Malevic, diretor de engenharia da MWM International.

11h30 – Palestra “Efeitos do Biodiesel e Seus Contaminantes sobre a Performance e a Durabilidade dos Catalisadores de Oxidação e Redução”, com Eduardo Nogueira Dias, engenheiro de Aplicação em Tecnologias de Controle de Emissões Diesel da BASF.

11h55 – Palestra “Tecnologias de Catalisadores e Sistemas de Gerenciamento do Pós Tratamento de Motores EURO VI ou Equivalente”, com Lars Johannesen, gerente de Vendas da Haldor Topsoe.

12h20 – Palestra “Tecnologias de Filtros de Material Particulado para Soluções Robustas e Econômicas do EURO VI ou Equivalente", com Achim Heibel, gerente comercial da Corning.

12h45 – Debate “Desenhando o Futuro Sem Emissões Diesel”, mediado por Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

PAINEL “DESENHANDO O FUTURO”

13h15 – Palestra “Desenhando o Futuro – Principais Lições do Fórum”, com Vilmar Fistarol, chairperson do fórum e presidente da CNH Industrial para América Latina.

13h25 – Sessão de encerramento com Luciano Portela, gerente do 13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel.

Serviço

13º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel

Data: 23 e 24 de agosto de 2016

Local: Teatro Positivo (Pequeno Auditório) – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR

 

 

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar