Energia

EPE habilita 321 projetos somando 14 mil MW nos leilões de energia para 2014

De acordo com o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, a grande quantidade de projetos de geração habilitados - que totaliza uma capacidade instalada equivale a da hidrelétrica de Itaipu Binacional - aumenta a possibilidade de forte concorrência, o que constribuirá com a redução nos preços

Redação
08/08/2011 14:32
EPE habilita 321 projetos somando 14 mil MW nos leilões de energia para 2014 Visualizações: 142
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 321 empreendimentos, que somam capacidade instalada de 14.083 MW, para participar dos leilões de energia de A-3 e de Reserva de 2011, que serão realizados pelo Governo Federal nos dias 17 e 18 de agosto. A fonte eólica apresenta a maior quantidade de projetos e de oferta habilitados: 240 parques geradores e uma capacidade total de 6.052 MW.

Além das eólicas, os leilões terão a participação de projetos de termelétricas movidas à biomassa (principalmente de cana-de-açúcar), térmicas a gás natural e pequenas centrais hidrelétricas, além da ampliação da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira.

O Leilão de Energia A-3 ocorrerá no dia 17 e será aberto a todas as fontes cadastradas, enquanto o Leilão de Reserva, que acontece no dia seguinte, será voltado exclusivamente para as fontes eólica e biomassa. A maior parte dos 321 projetos habilitados pela EPE se cadastrou para os dois leilões.

A energia eólica tem predominância nos estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará, enquanto o gás natural aparece mais fortemente no Rio de Janeiro e no Maranhão. São Paulo apresenta maior oferta de projetos térmicos movidos à biomassa. “O fato de o Brasil ser um país continental permite que cada região contribua com um energético específico”, destaca o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim.

De acordo com Tolmasquim, a grande quantidade de projetos de geração habilitados - que totaliza uma capacidade instalada equivale a da hidrelétrica de Itaipu Binacional - aumenta a possibilidade de forte concorrência, o que constribuirá com a redução nos preços da energia a ser negociada.

Os leilões de energia A-3 e de Reserva de 2011 serão realizados através da rede mundial de computadores. No caso do A-3, o início da geração dos projetos que se sagrarem vencedores é 1º de março de 2014, enquanto os empreendimentos que vencerem a disputa no Leilão de Reserva terão que iniciar a geração em 1º de julho do mesmo ano. Os editais dos leilões estão disponíveis no sítio da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel na internet.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20