Energia

Energisa investe em seu primeiro projeto de bioenergia

A Energisa S/A, companhia responsável por cinco distribuidoras de energia localizadas nos estados de Sergipe, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro, anunciou no final de dezembro do ano passado, seu primeiro projeto em bioenergia. A empresa firmou um acordo que poderá agregar até 170 MW ao parq

Redação
02/01/2012 11:05
Visualizações: 158
A Energisa S/A, companhia responsável por cinco distribuidoras de energia localizadas nos estados de Sergipe, Paraíba, Minas Gerais e Rio de Janeiro, anunciou no final de dezembro do ano passado, seu primeiro projeto em bioenergia. A empresa firmou um acordo que poderá agregar até 170 MW ao parque gerador sob sua gestão. 
 

A transação se dará pela aquisição de 85% de duas usinas termelétricas operacionais movidas à biomassa de cana-de-açúcar da Tonon Bionergia, localizadas em Bocaina (SP) e Maracajú (MS). 
 

Adicionalmente, aproveitando o aumento previsto na capacidade de plantio e moagem da Tonon, a Energisa terá o direito de expandir as usinas termelétricas existentes e construir e explorar comercialmente, em sua totalidade, outras duas termelétricas a serem implantadas nos mesmos locais.
 

As unidades que já estão em funcionamento perfazem 60 MW. Já as unidades que serão repotenciadas/ implantadas deverão adicionar 110 MW quando se tornarem operacionais. Os projetos estão em fase inicial de estudos de engenharia e definição de equipamentos, e a previsão de início da operação comercial das expansões é para o primeiro semestre de 2014, após serem obtidas as autorizações de expansão.
 

O investimento total da Energisa nestas aquisições será de aproximadamente R$ 490 milhões, sendo R$ 140 milhões o valor da aquisição dos ativos e projetos. “A parceria com a Tonon é de grande importância na medida em que reitera o compromisso da Energisa na geração de energia limpa”, afirma Maurício Botelho, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do grupo. A conclusão do negócio está sujeita ao cumprimento de algumas condições precedentes usualmente aplicáveis a transações dessa natureza.
 

Uma das grandes apostas da Energisa é na geração de energia renovável. Nos últimos dois anos, a companhia intensificou os investimentos destinados aos projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e ingressou definitivamente no segmento de geração de energia elétrica por fonte eólica. Até 2016, o plano estratégico da Energisa é de contratar a construção de 500 MW de potência instalada.

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20