Enase 2010

Enase 2010 começa hoje no Rio de Janeiro

Hoje (29) e amanhã (30) acontece no Rio de Janeiro o 7º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase 2010), onde serão discutidos os rumos do setor e o futuro da política energética nacional. As principais associações da classe como Aneel, Abeeólica e ABCE, estão presentes no eve

Redação
29/09/2010 15:59
Visualizações: 122

Hoje (29) e amanhã (30) acontece no Rio de Janeiro o 7º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase 2010), onde serão discutidos os rumos do setor  e o futuro da política energética nacional. As principais associações da classe estão presentes no evento, como Aneel, Abeeólica e ABCE.

 

Antes de começarem as palestras foi entregue a todos os presentes a Carta "Energia para o Futuro", elaborado por 11 associações e direcionado às principais candidaturas à presidência da república, que estarão representadas amanhã, por um membro do partido, PT e PSDB, e também receberão a carta para conhecimento dos candidatos.

 

O primeiro membro do setor a se apresentar no evento foi o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, que falou sobre o planejamento e o desenvolvimento das mais diferentes fontes de energia da matriz energética brasileira. Ele lembrou que o Braslil é um caso único no mundo de país em desenvolvimento com tantas fontes de energia renovável em sua matriz, e que do potencial hidráulico disponível, só é utilizado 1/3 desse potencial.

 

Tolmasquim lembrou das alterações que projetos como as usinas hidrelétricas (UHE) de Santo Antônio e Belo Monte tiveram que sofrer para se adequar as necessidades ambientais. Além disso, o presidente da EPE mostrou-se bastante entusiasmado com a possibilidade da UHE Teles Pires ter o leilão ainda este ano. Essa usina terá uma capacidade instalada de 1820 MW. Ele definiu este ano como o "ano das renováveis", já que todas as contratações em 2010 foram de fontes limpas.

 

Em seguida, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) falou sobre os ciclos de revisão de tarifas e que na medida que a economia ganha robustez, as empresas emitem menos recursos administrativos nesse processo tarifário. Segundo ele, o setor passa por um processo de aprimoramento.

 

Nesta manhã do primeiro dia do evento também falaram o diretor de Administração dos Serviçoes de Transmissão do Operador Nacional de Sistema (ONS), Roberto Gomes e o presidente do Conselho de de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20