Economia

Emergentes mudam dinâmica da demanda de petróleo

Valor Econômico
20/08/2010 12:45
Visualizações: 121
As economias emergentes derrubaram o antiquado padrão de consumo global do petróleo, de acordo com o órgão fiscalizador ocidental, em mais um sinal da forma como países como China e Índia estão transformando os mercados de commodities.


A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia que a demanda por petróleo este ano foi maior no segundo trimestre, pela primeira vez, ficando em aproximadamente 86,6 milhões de barris ao dia (b/d), à frente do tradicional pico da temporada de inverno (no Hemisfério Norte), de janeiro a março, quando a demanda ficou em 86 milhões de b/d.


O padrão sazonal tradicional geralmente pressionava os preços para cima durante o inverno no Hemisfério Norte, antes que as temperaturas mais quentes reduzissem o consumo.


Mas com o crescimento da demanda por petróleo vindo cada vez mais de países como China, Índia, Arábia Saudita, Brasil e Indonésia, os padrões sazonais estão mudando, numa tendência que a AIE sediada em Paris acredita que deverá se acelerar.

"Esse padrão incomum reflete a nova dinâmica da demanda por petróleo no mundo", disse a AIE. "Essa sazonalidade que desponta provavelmente suscitará novos desafios em logística e refino."

No passado, a demanda por petróleo caia entre 1,5 e 2 milhões de b/d entre o primeiro e o segundo trimestre, permitindo às refinarias passar por manutenção. Períodos de baixa demanda ajudavam a acumular estoques para satisfazer o posterior pico de consumo.


Em contrapartida, a atividade econômica em muitos países em desenvolvimento tende a diminuir no primeiro trimestre, após as comemorações do Ano Novo - em especial na China, onde o Ano Lunar acontece em janeiro ou fevereiro, para depois subir, diz a AIE. Consequentemente, o consumo de petróleo é menor no primeiro trimestre e cresce acentuadamente no segundo. A tendência é bem diferente da da na maioria dos países ricos, onde os meses de inverno de janeiro e fevereiro experimentam um pico na demanda.


"Considerando que a demanda não proveniente da OCDE atualmente impulsiona o crescimento global, ela também começa a alterar a sazonalidade da demanda mundial por petróleo, que até agora seguia o molde da demanda da OCDE", disse a agência, no seu relatório mensal.
 

"Cedo ou tarde, à medida que a demanda não oriunda da OECD superar a da OCDE ao longo dos próximos anos, o primeiro trimestre poderá representar o mais baixo nível de demanda."


Alguns analistas disseram que, embora a sazonalidade tenha começado a mudar, a AIE se excedeu em prever que os padrões de consumo tenham mudado para sempre. Eles também observaram que os dados sazonais atuais foram encobertos pela crise econômica.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20