Cigás

Em Manaus o Holiday Inn e a Caloi aderem ao gás natural

Cigás
13/01/2016 13:45
Visualizações: 106

O hotel Holiday Inn e a indústria Caloi passarão a utilizar o gás natural. Referências nos ramos de hotelaria e fabricação de bicicletas em Manaus, as empresas estimam economia de até 40% com o novo combustível e devem iniciar o consumo a partir deste mês de janeiro. Os empreendimentos interligados à rede de distribuição de gás natural já somam 56.

No Holiday Inn, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), popular gás de cozinha, será substituído no uso em aquecedores de água, secadoras e fogões. Já o grupo gerador de energia irá consumir o gás natural no lugar do diesel. “A empresa acredita no gás natural pelas suas vantagens: é limpo, ecologicamente correto e diminui os custos de operação em relação a outros energéticos”, disse Ivanildo Silva, Gerente de Manutenção do Holiday Inn Manaus.

O gás natural pode ser usado para assar, cozinhar e manter alimentos aquecidos em bandejas térmicas. Para isso, basta converter fornos, fogões e queimadores. Através de aquecedores de passagem ou boilers, o gás produz água quente nas torneiras, o que facilita na hora de desengordurar objetos. O uso do combustível também reduz o risco de armazenagem de GLP e dispensa as operações de reabastecimento com caminhões.

Fábrica de bicicletas, peças e acessórios no Polo Industrial de Manaus (PIM), a Caloi também trocará o GLP pelo gás natural, mas para o uso em equipamento de estufa e brasagem. A estimativa de economia em relação ao consumo anterior é de 30%. Por ter uma queima limpa, o combustível não emite particulado e também reduz significativamente as paradas para limpeza e manutenção, o que representa ganhos de operação e manutenção.

Tudo isso sem contar os ganhos de qualidade: devido à composição química, o gás natural alcança curvas de temperatura ideais e garante elevados padrões de qualidade, proporcionando mais competitividade ao produto final.

Holiday Inn e Caloi são dois dos 60 clientes da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Desde outubro de 2015, a fábrica passou a fazer parte de um grupo de 34 indústrias que utilizam o gás natural no Amazonas, enquanto o hotel é o quinto atendido no segmento comercial. Usinas termoelétricas (12) e postos de combustíveis (7) são outros ramos atendidos pela Companhia, que mantém em expansão um rede de 88 quilômetros por Manaus.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20