<P>Apenas recentemente, o grupo espanhol Elcano comprou o estaleiro Itajaí, de Santa Catarina, que tem encomendas da Transpetro para construir três navios químicos e ainda concluir um quarto navio, que está com obras paralisadas. Nos últimos dias, no entanto, surgiu a informação de que o grup...
Net MarinhaApenas recentemente, o grupo espanhol Elcano comprou o estaleiro Itajaí, de Santa Catarina, que tem encomendas da Transpetro para construir três navios químicos e ainda concluir um quarto navio, que está com obras paralisadas. Nos últimos dias, no entanto, surgiu a informação de que o grupo Keppel Fels, de Cingapura, estaria interessado em ficar com o estaleiro sulista e suas encomendas, de quase US$ 100 milhões. A operação, por enquanto, é apenas uma hipótese, mas circula em ambientes de navegação e construção naval.
A espanhola Elcano, como se sabe, entrou no Brasil ao comprar navios de bandeira brasileira da Vale e, depois, adquiriu os navios químicos da Metalnave e em seguida o estaleiro Itajaí, que também pertencia ao grupo Metalnave, de Frank Wlasek. Já a Keppel Fels controla o estaleiro Brasfels, de Angra dos Reis - antigo IVI-Angra e Verolme - e, a se confirmar a informação, mostra que está com mais apetite no setor.
O estaleiro Itajaí é o antigo Corena. Na década de 80, teve uma boa fase, mas em seguida fechou. O Eisa, do Rio, pensou em comprá-lo, mas o estaleiro ficou com Frank Wlasek. Sob o comando da Metalnave, de Wlasek, o Itajaí se tornou pioneiro na construção de navios químico-gaseiros nas Américas; depois, com as dificuldades financeiras, Wlasek repassou o empreendimento aos espanhóis.
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