Plataformas

Duas plataformas entram em operação até o final do ano

O FPSO Presidente JK (P-34) entrará em operação até novembro no campo de Jubarte e o FPSO Cidade do Rio de Janeiro irá para o campo de Espadarte, ambos ao norte da bacia de Campos, já no litoral do Espírito Santo.

Redação
16/10/2006 03:00
Visualizações: 198

A Petrobras colocará em operação até o final do ano, na Bacia de  Campos, mais duas plataformas: o FPSO Presidente JK (P-34) e o FPSO Cidade do Rio de Janeiro. O FPSO JK começa a operar em novembro no campo de Jubarte, litoral sul do Espírito Santo, e terá capacidade para produzir até 60 mil barris de petróleo por dia (bpd). O FPSO Cidade do Rio de Janeiroserá instalado até dezembro  no campo de Espadarte e será capaz de produzir até 100 mil bpd.

As obras do FPSO P-34 foram concluídas nesta sexta-feira (13/10), no Porto de Vitória e ainda passará por testes operacionais antes de ser instalado no campo de Jubarte. O FPSO RJ foi construído em Cingapura e já se encontra a caminho do Brasil, para ser instalado no Campo de Espadarte.

Segundo informa a Petrobras, os sistemas de produção de Jubarte e Espadarte introduzem várias inovações tecnológicas. Entre os avanços destaca-se um sistema inédito de bombeamento centrífugo submarino de petróleo (S-BCSS),instalado no leito marinho, próximo ao poço produtor. "Esse sistema, desenvolvido pela Petrobras, reduzirá custos operacionais, facilitará a intervenção remota nos equipamentos submarinos e a substituição das bombas, quando necessário. Além disso, dispensará o uso de sondas de completação, um dos equipamentos de aluguel mais caros no mercado internacional", se lê no comunicado enviado pela empresa.

Os sistemas de produção de Jubarte e Espadarte estão ambos situados a 1.350 metros de lâmina d`água e têm quatro e cinco poços produtores. Espadarte, onde estará o FPSO RJ, tem capacidade de produção de 100 mil barris por dia; enquanto Jubarte vai produzir 60 mil barris diários. A capacidade de compressão de gás do FPSO JK é de 600.000 m³/dia, enquanto o FPSO RJ comprime até 2.500.000 m³/dia. As capacidades de armazenamento são 300 mil barris para o FPSO JK e 1.600.000 barris para o FPSO RJ.

A Petrobras destaca que somados os 160 mil barris diários produzidos pelas duas novoas plataformas aos 180 mil barris por dia produzidos pela P-50 e aos 100 mil barris diários produzidos pelo FPSO Capixaba, haverá um acréscimo de 440 mil barris por dia à capacidade de produção da Petrobras em 2006. A P-50 foi instalada em abril no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, e o FPSO Capixaba foi instalado em maio no campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20