Curso de Extensão

Descomissionamento de navios e plataformas de petróleo

Redação/Assessoria
13/03/2017 11:25
Descomissionamento de navios e plataformas de petróleo Imagem: Divulgação Visualizações: 352

A indústria de construção naval e offshore está em busca de novas oportunidades em face da crise que afeta nosso País. Os estaleiros, no momento, estão com ociosidade por causa de ausência de demandas de construção. Assim sendo duas atividades surgem no horizonte: reparos navais e descomissionamentos.

Vamos abordar este ultimo assunto que é novo para o mercado brasileiro, e que ainda carece de ajustes. O Descomissionamento pode ser de Embarcações Inservíveis ou de Plataformas em fim de ciclo.

O Descomissionamento de Embarcações Inservíveis, também denominado de Desmonte ou Desmantelamento, está em vias de criar um padrão de trabalho, através do Comitê coordenado pelo Ministerio do Trabalho e Emprego, o Sinaval e as centrais sindicais. O engenheiro e professor Ronald Carreteiro, coordenou durante dois anos um Grupo de Estudos sobre o Desmonte no Mundo e impacto sobre o Brasil, e apresentou suas conclusões neste Comitê, em novembro de 2016, ficando acordado que a continuidade seria dada em março de 2017, no período 14 a 16 março, nas dependências do Sinaval.

No mundo desmantela-se cerca de 600 embarcações por ano, sendo 50% de médio a grande porte, 95% dos casos estas atividades ocorrem no eixo China, índia, Paquistão, Turquia, Bangladesh, de forma inadequada sem respeito á responsabilidade social e ao meio ambiente.

Mas este quadro vem se alterando em face das exigências da União Europeia e das Normas da IMO, entre outros Acordos e Convenções Internacionais. O grupo brasileiro que trata deste assunto entende que este é o momento para os ajustes da Norma NR 34, adaptando-a para as atividades de Desmonte através de anexo á citada Norma.

No Brasil estimam-se que cerca de 150 navios de vários portes estariam aptos para o Desmonte e outros 150 estariam fora de seu ciclo nos próximos três anos.

Já o Descomissionamento de Plataformas, as Operadoras de Petróleo e Gás já vem atuando nesta atividade tanto no Golfo do México, na África, quanto no Mar do Norte. O Golfo do México com 6.000 estruturas de petróleo e gás em operação e cerca de 40.000 poços já perfurados, 400 plataformas já foram descomissionados. Em 2015 foram gastos U$ 2,4 bilhões em atividades de descomissionamento somente no Golfo do México, segundo o relatório do Offshore Decomissioning Study Report.

No Brasil há grupos de estudos envolvendo ANP, Ibama, Marinha do Brasil e Petrobras, tendo como base a Resolução ANP 27/2006 que trata da desativação de instalações. Existem variáveis importantes a serem definidas e estruturadas, tais como os aspectos ambientais, os tecnológicos, e os econômico-financeiros.

Existem no Brasil cerca de 150 plataformas offshore e cerca de 11 a 15% deverão estar em situação de estudos para descomissionamento no período 2017-2020, pois há sistemas que já alcançaram a sua vida útil, consoante declaração recente da diretora de E&P da Petrobras Solange Guedes.

Fundamentado nestas premissas, a Universidade Católica de Petrópolis, através do IPETEC-Instituto de Pesquisa, Educação e Tecnologia, decidiu criar um curso de informação sobre Descomissionamento de Navios e Plataformas a ser realizado em junho de 2017, no Rio de Janeiro, após a OTC Houston 2017 e sob a coordenação acadêmica do engenheiro e professor Ronald Carreteiro, Msc.

 

Programa:

Desmonte de navios

Contextualização; A engenharia reversa; Normas Internacionais; Mapa mundial do desmonte; Fases do desmonte; Operação de corte; Mercado de sucata; Novas Oportunidades

Descomissionamento de platafromas de petróleo

Contextualização; O que é descomissionamento?; Resoluções ANP; Normas e Padrões; Abandono do Poço; Analise de Riscos; Critérios de Decisão sobre Permanência

Remoção Parcial ou Total; Aspectos Ambientais; Projeto Integrado de Descomissionamento

Coordenador

Eng. Prof. Ronald Carreteiro, MSc.

Professores

Prof. PhD Jean-David Caprace/UFRJ COPPE – palestrante convidado

Prof. PhD Newton Narciso Pereira/UFF – palestrante convidado

Serviço

Carga horária: 24h; sábados quinzenais, de 8:30h às 17:30h; a partir de junho;

Local: Universidade Católica de Petrópolis;

Investimento: R$ 1.200,00; valor do desc. R$ 840,00

inscrições: Maria de Fátima (21) 3553-4112 / 3553-4113 ou www.ipetec.com.br

Documentação

• Identidade e CPF (cópia)

• Certidão de nascimento ou casamento (cópia)

• Comprovante de residência (cópia)

• Diploma de Graduação (cópia autenticada)

• 2 fotos 3x4

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20