E&P

Descoberto petróleo de alta qualidade no Recôncavo Baiano

O poço perfurado pela Petrobras tem características semelhantes ao da descoberta feita no Campo de Jandaia, no mesmo bloco exploratório, em 2004. Em Jandaia a produção é de 2.400 barris de óleo por dia atualmente.

Redação
16/11/2005 02:00
Visualizações: 3838 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras descobriu petróleo de excelente qualidade, com a perfuração do poço exploratório denominado Fazenda Palmeira número 1, localizado no município de Esplanada (BA), a 170 quilômetros de Salvador.

Foram encontrados reservatórios de óleo e gás a 420 metros de profundidade. De acordo com a interpretação geológica preliminar a empresa avalia que a descoberta é semelhante à que ocorreu em setembro de 2004, no mesmo bloco exploratório, no Campo de Jandaia, onde os reservatórios situam-se a 900 metros de profundidade e a produção atualmente chega a 2.400 barris de óleo por dia.

A Petrobras enviará para análise da Agência Nacional do Petróleo (ANP) a proposta do Plano de Avaliação para esta nova descoberta, visando a delimitação, definição dos volumes de petróleo descobertos e avaliação da produtividade dos reservatórios.

As descobertas do Campo de Jandaia (2004) e Fazenda Palmeira (2005) ocorreram no Bloco Exploratório BT-REC-11, adquirido no leilão da Agência Nacional do Petróleo de 2003 (BID 5). Naquele ano, a aquisição do bloco marcou o retorno da Petrobras à exploração na Bacia do Recôncavo.

Segundo avalia a Petrobras, as duas descobertas realizadas evidenciam o acerto da decisão de retomada da exploração terrestre, já inserida na visão estratégica 2010 da Petrobras que deve ampliar a  participação  em  áreas terrestres e águas rasas com rentabilidade.

Os resultados refletem o esforço exploratório que a companhia tem realizado nas bacias terrestres brasileiras, incluindo a Bacia do Recôncavo. Somente no Bloco BT-REC-11, foram perfurados quatro poços exploratórios e realizados testes de avaliação sísmica em 60 quilômetros quadrados, nos últimos dois anos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22