Auto-suficiência

Dependência permanece

Jornal do Brasil
16/03/2006 03:00
Visualizações: 38

A propalada auto-suficiência em petróleo não impedirá o país de continuar importando combustíveis. Isso porque o Brasil produz, em absoluta maioria, óleo pesado, de menor valor no mercado internacional. O cobiçado óleo leve, ao ser refinado, proporciona maiores quantidades de derivados nobres, como a gasolina, o diesel e o querosene de aviação. De qualquer forma, no saldo da balança comercial, o país receberá mais dólares do que pagará, o que ajuda a evitar turbulências.

- A auto-suficiência é importante para o país, diminui a vulnerabilidade diante das oscilações dos preços internacionais. Nos últimos dias, por exemplo, as cotações vêm subindo no exterior, mas o consumidor brasileiro não precisa pagar mais pela gasolina por causa disso - afirma Edmar de Almeida.

O anúncio da auto-suficiência coincidirá com a entrada em operação da plataforma P-50, que custou US$ 634 milhões e terá capacidade para produzir 180 mil barris diários (12% de toda a produção nacional) e 6 milhões de metros cúbicos de gás. Com a unidade, a Petrobras passará a produzir 1,91 milhão de barris, contra uma demanda estimada entre 1,85 milhão e 1,9 milhão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20