Energia elétrica

Consumo de energia cresce 2,0% em maio

Redação/Assessoria CCEE
24/05/2019 15:08
Visualizações: 139

 

Dados preliminares de medição dos valores médios coletados entre os dias 1º e 15 de maio indicam um crescimento do consumo de energia de 2,0%, alcançando 62.766 MWmédios frente aos 61.543 MWmédios no mesmo período do ano passado. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
 
O Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), apresentou crescimento no consumo de 2,4% em relação a maio de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL. Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 4,0%.
 
Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (como consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o consumo apresentou crescimento de  1,0% em relação ao mesmo período do ano passado -- considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL.  Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o ACL apresentaria queda de 2,6%.
 
Os consumidores livres apresentaram redução de 0,9%, já os especiais aumentaram em 12,0%, influenciados pela migração. Suprimindo tal efeito, observa-se queda de 2,8% para os livres e aumento de 1,6% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 6,5%.
 
Os segmentos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, que registraram maior crescimento de consumo foram: Bebidas (20,7%), Transporte (19,8%) e Serviços (11,6%). A expansão desses setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre.
Clique aqui para acessar a íntegra do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico da CCEE.
 
 
 
 
Sobre a CCEE
 
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Dados preliminares de medição dos valores médios coletados entre os dias 1º e 15 de maio indicam um crescimento do consumo de energia de 2,0%, alcançando 62.766 MWmédios frente aos 61.543 MWmédios no mesmo período do ano passado. As informações são do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. 

O Ambiente de Contratação Regulada – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras (onde estão inseridos os consumidores residenciais, comerciais, industriais, rurais, serviços, iluminação pública e outros), apresentou crescimento no consumo de 2,4% em relação a maio de 2018, considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL.

Excluindo o impacto das migrações, o ACR registraria aumento de 4,0%. Já no Ambiente de Contratação Livre – ACL no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores (como consumidores de atividade industrial/comercial/serviços), o consumo apresentou crescimento de  1,0% em relação ao mesmo período do ano passado -- considerando a mudança de clientes cativos para o Ambiente de Contratação Livre – ACL.  Eliminando o impacto da migração de novas cargas, o ACL apresentaria queda de 2,6%. 

Os consumidores livres apresentaram redução de 0,9%, já os especiais aumentaram em 12,0%, influenciados pela migração. Suprimindo tal efeito, observa-se queda de 2,8% para os livres e aumento de 1,6% para os especiais. Os autoprodutores diminuíram seu consumo em 6,5%. Os segmentos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, que registraram maior crescimento de consumo foram: Bebidas (20,7%), Transporte (19,8%) e Serviços (11,6%). A expansão desses setores está vinculada à migração dos consumidores para o mercado livre.

Clique aqui para acessar a íntegra do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico da CCEE.    Sobre a CCEE A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado.

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20