Energia

Complexo Eólico Cerro Chato impressiona representantes do governo federal

A grandiosidade da obra chamou a atenção do secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, que destacou o crescimento da capacidade eólica do estado. O complexo começou a ser construído em junho de 2010. Em abril deste ano, foi concluída a montagem do primeiro de um total de 45 aerogeradore

Redação
18/07/2011 20:06
Visualizações: 143
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann, e o presidente da Eletrobras José da Costa Carvalho Neto, visitaram o Complexo Eólico Cerro Chato, em Santana do Livramento, na manhã da última sexta-feira (15). A visita acontece pouco mais de um mês depois do início da operação comercial das primeiras unidades geradoras, no dia 7 de junho.
 
Os representantes do governo federal foram recepcionados pelo presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto, pelo diretor de engenharia e operação, Ronaldo dos Santos Custódio, pelo diretor administrativo e financeiro, Antonio Waldir Vituri, e pelo presidente do conselho de administração da Eletrosul, Valter Luiz Cardeal de Souza. Santana do Livramento estará para sempre na história da Eletrosul, pois foi aqui que voltamos à geração de energia 13 anos após a privatização", afirmou Mescolotto.

A grandiosidade da obra chamou a atenção de Zimmermann, que destacou o crescimento da capacidade eólica do estado. “O potencial eólico do Rio Grande do Sul cresceu muito nos últimos anos. A energia eólica, com suas vantagens ambientais, chegou para ficar e trazendo benefícios para as regiões afetadas positivamente”, disse o secretário, que esteve representando o ministro Edison Lobão. “Livramento vai começar a sentir na prática quando começar a trazer resultados para a cidade”, complementou, lembrando que “a política eólica no Brasil está se desenvolvendo mesmo sem grandes subsídios.”

O presidente da Eletrobras destacou as vantagens econômicas para Santana do Livramento geradas pelo parque eólico. “Somente em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a prefeitura vai ter um incremento significativo, aumentando o orçamento que é de R$ 80 milhões”, disse. “É muita satisfação poder inaugurar uma obra desse porte e verificar o que ela representa para o desenvolvimento do município”, conclui.

Mescolotto, além de ressaltar a importância do Complexo para a história da Eletrosul, lembrou que os investimentos em energia eólica devem continuar. “Este ano, vamos participar de mais um leilão a fim de construirmos outro parque eólico no Rio Grande do Sul”, disse. O presidente da Eletrosul entregou uma camiseta para o representante do MME, simbolizando a vitória da empresa no retorno à geração de energia. “Essa vitória é também do Zimmermann, empregado da Eletrosul há muitos anos”.

O Complexo Eólico Cerro Chato começou a ser construído em junho de 2010. Em abril deste ano, foi concluída a montagem do primeiro de um total de 45 aerogeradores. A energia gerada pelo complexo - consórcio formado pela Eletrosul (90%) e Wobben (10%) - foi comercializada, em dezembro de 2009, no primeiro leilão exclusivo de energia eólica realizado pelo governo federal.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20