América do Sul

Comissão de energia aprova joint-ventures da PDVSA

BNamericas
28/04/2006 03:00
Visualizações: 171

A comissão de energia e minas da Assembléia Nacional da Venezuela aprovou na quarta-feira (26/04) 21 empresas mistas (joint-ventures) formadas entre a petroleira estatal venezuelana, a PDVSA, e companhias energéticas privadas, disse a BN americas o presidente da Assembléia, Ángel Rodríguez. 
 
Segundo o parlamentar, a aprovação foi conquista por unanimidade com votos dos 11 legisladores que forma a comissão e seria um passo mais para a aprovação definitiva da Assembléia Nacional, em sessão plenária.

A Assembléia se reúne novamente nos dias 2 e 4 de maio e o tema poderia ser votado em qualquer uma das datas, defendeu o parlamentar. A aprovação destas empresas mistas parecia ser segurio, dado que é uma iniciativa governamental e a Assembléia Nacional é quase 100% oficialista.

As empresas de risco compartidos produzem hoje mais de 300 mil barris por dia de petróleo, segundo o artigo publicano na quinta-feira no diário de Caracas El Universal. Na maioria destes empreendimentos conjuntos, a PDVSA tem 60% de participação, ainda que em alguns a participação chegue a 80%.

Representantes da petroleira espanhola Repsol YPF, da petroleira anglo-holandesa Shell, da venezuelana Suelopetrol e de outras várias petroleiras privadas que mantém convênios de risco compartilhado com a PDVSA têm manifestado para a BNamericas que esperam um aumento da produção de pelo menos 10% este ano devido a estes acordos.

A PDVSA e seus sócios estão definindo os pressupostos de exploração e produção e a aprovação final deveria entregar-se dentro de um mês.

A francesa Total e a italiana Eni se negaram a assinar acordos de risco compartilhado por seus campos petroleiros, cujo controle terminou nas mãos da PDVSA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13