Biogás

Com uma produção de 18.834 MWh, Grupo Gera entrega usina de biogás em aterro sanitário

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/08/2021 12:18
Visualizações: 1498

Instalada em Caruaru (PE), complexo vai produzir aproximadamente 18.834 MWh ao ano para atender mais de 1,1 mil unidades da operadora de telecomunicações

O Grupo Gera, empresa nacional que atua com comercialização e geração de energia renovável no Brasil, em parceria com a EMPESA, empresa de engenharia sanitária com foco em prover soluções para o correto tratamento de resíduos sólidos, acaba de entregar uma usina de biogás, construída no aterro sanitário do município de Caruaru, Pernambuco, para abastecer cerca de 1,1 mil unidades consumidoras da empresa Vivo, líder em telecomunicações no País, localizadas no estado, como lojas, sites e antenas.

DivulgaçãoA inauguração do empreendimento energético faz parte do compromisso de desenvolvimento sustentável da Vivo, a partir das melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). A usina, com capacidade de produção de 18.834 MWh/ano, é o primeiro complexo de geração de energia com a fonte do biogás implementado pela operadora na região Nordeste.

Construído e operado pelo Grupo Gera e pela EMPESA, o complexo termelétrico faz conversão da energia química do gás proveniente do aterro sanitário em energia mecânica, por meio de um processo controlado de combustão. Essa fonte ativa um gerador que produz energia elétrica, que é injetada na rede da concessionária local, neste caso, a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), concessionária do grupo Neoenergia.

O plano de sustentabilidade da Vivo prevê também a construção de mais de 70 usinas de fontes renováveis em todo o País, operando a partir de tecnologias solares, hídricas e de biogás. O projeto de geração distribuída da empresa responderá por mais de 80% do seu consumo em baixa tensão, atendendo mais de 28 mil unidades da operadora. A meta é produzir cerca de 670 mil MWh/ano de energia, o suficiente para abastecer todo o consumo de uma cidade de até 300 mil habitantes.

“Nossa parceria com a Vivo envolve um total de 18 usinas de energia para abastecer as lojas da operadora no território nacional com energia limpa e sustentável”, comenta Guilherme Bahiana, diretor do Grupo Gera.

Divulgação

O Grupo Gera, por sua vez, possui planos de implantar uma série de outras usinas de diferentes fontes, entre elas solar, biogás e hidráulica remotas para atender grandes consumidores de energia elétrica no País, num total de mais de 15 empreendimentos previstos para este ano.

Além disso a empresa oferece serviço de assinatura de energia para consumidores menores nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Em cada região, serão instaladas novas usinas solares especificamente para atender residências, comércios e indústrias locais que buscam redução de custo, aumento de competitividade e mais sustentabilidade.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Fenasan 2025
Merax marcou presença na Fenasan 2025 com equipamentos p...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
iUP Innovation Connections conecta estratégia de inovaçã...
29/10/25
ANP
Oferta Permanente de Partilha: inscritas podem declarar ...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Firjan oferece soluções de tecnologia e de inovação para...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Especialistas alertam que instabilidade regulatória amea...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
27/10/25
Brandend Content
OTC Brasil 2025: o ponto de encontro global da indústria...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Etanol
Anidro sobe 1,07%, e hidratado avança 0,59%
27/10/25
OTC Brasil 2025
WPower Meeting celebra mais uma edição repleta de charme...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento exclusivo reúne grandes empresas, startups e líde...
24/10/25
OTC Brasil 2025
PRIO compartilha estratégias de negócio para campos madu...
24/10/25
OTC Brasil 2025
BRAVA Energia marca presença na OTC Brasil 2025, com des...
24/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 abre com foco em transição energética, i...
24/10/25
Pessoas
Luiz Carvalho é o novo CFO da Brava Energia
24/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23