Rio Oil & Gas 2016

Com muita inovação e recordes de profundidade, FMC Technologies celebra 60 anos no Brasil

Redação/Assessoria
27/10/2016 17:27
Visualizações: 865

Em dezembro de 2016, a FMC Technologies completa 60 anosde história no Brasil. São décadas dedicadas ao desenvolvimento de uma série de produtos inovadores, recordes mundiais de profundidade e formação de mão de obra qualificada.

Essa história começou em 1956, quando foi fundada a CBV Indústria Mecânica pelo Comandante Paulo Barbosa Viana, cujo nome da companhia prestava uma homenagem ao seu pai: Carlos Barbosa Viana. Desde o início de sua criação, quando ainda era uma indústria familiar, a empresa já tinha em seu DNA a inovação. Em busca de parceiros para o negócio, em 1961, a CBV tornou-se licenciada da FMC, iniciando a fabricação de equipamentos para a indústria de óleo e gás no Brasil. Em 1998, motivada pela abertura de mercado e pela oportunidade de atender às novas demandas das operadoras internacionais, a FMC Technologies adquiriu a CBV.

História de recordes mundiais em águas profundas O desenvolvimento de campos offshore, impulsionou a empresa a investir em capacitação e qualificação técnica local para desenvolver e fabricar equipamentos submarinos. Tais investimentos cresceram na mesma velocidade que a demanda por desenvolvimento de novos equipamentos para vencer desafios de produzir óleo em águas cada vez mais profundas.

Em 1978, a companhia forneceu à Petrobras a primeira árvore de natal submarina projetada e fabricada no Brasil. Esse seria o primeiro passo para o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuíram, anos mais tarde, para a indústria de óleo e gás nacional ir cada vez mais fundo.

Marcos tecnológicos mundiais foram atingidos com equipamentos projetados e fabricados pela FMC Technologies no Brasil: em 1987, a primeira árvore de natal submarina sem necessidade de mergulhador e lançada com a linha de produção conectada (layway DL); em 1990, a primeira árvore de natal submarina sem cabo guia (guideliness GLL); em 1996, o primeiro manifold submarino para operação com sistema de controles submarino eletro-hidráulico para o campo de Albacora; em 1997, o primeiro sistema de conexão vertical do mundo, em 1999, a primeira árvore de natal submarina para 2.000 metros instalada no campo de Roncador.

Dentre muitos outros marcos, a FMC Technologies contribuiu para a Petrobras atingir sete recordes mundiais de produção em profundidade de lâmina d’água.

Histórias de pioneirismo

Ultrapassadas as barreiras das águas profundas, novos desafios surgiram. Entre eles, o desenvolvimento dos campos submarinos de Parque das Conchas (bloco BC-10) e Frade para operadores estrangeiros, Shell e Chevron, respectivamente, com soluções e requisitos técnicos distintos entre si e em relação à Petrobras. Para isso, a FMC Technologies teve que rapidamente desenvolver competências locais para se adequar a este novo ambiente de trabalho e, ainda, desenvolver soluções customizadas para atender às características de cada campo.

No caso do projeto de BC-10, foi desenvolvida uma solução de um sistema submarino composto de manifolds, árvores de natal, sistemas de controle e de distribuição submarina. Além disso, para esse projeto também foi necessário um sistema de separação com bombeio com a utilização de bombas centrífugas submersas (BCS) que permitisse separar o gás e garantir o fluxo do óleo e a produção do campo. Depois de BC-10 Fase 1, entregue em 2009, a Shell e a FMC Technologies continuaram desenvolvimentos bem-sucedidos de BC-10 Fases 2 e 3, concluídas em 2015.

Em 2011, era entregue para Petrobras o primeiro sistema de separação submarino de água e óleo pesado para águas profundas, sendo este o primeiro desenvolvimento do Centro de Tecnologia da FMC Technologies situado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19