O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) está selecionando um diretor para o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). Localizado em Campinas, São Paulo, o centro é uma Organização Social formada pelos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O empreendimento é um dos maiores complexos de pesquisa do hemisfério Sul.
O processo de seleção incluirá entrevistas com candidatos, e o nome selecionado será submetido ao Conselho de Administração. Os currículos devem ser enviados por e-mail (diretoriageral@abtlus.org.br) e passarão por um comitê de seleção.
O CTBE é um laboratório nacional que visa colaborar para a manutenção da liderança brasileira na produção sustentável de etanol de cana-de-açúcar. Para isso, investe em pesquisa básica e inovação tecnológica, tanto interna quanto por meio de parcerias estratégicas.
O objetivo do laboratório é estudar o ciclo da cana-de-açúcar e do etanol, com foco em tecnologias industriais de etanol celulósico. Também visa implantar o sistema de plantio direto no cultivo de cana e criar modelos de sustentabilidade para o setor, além de construir e atuar em uma agenda científica na área que possa solucionar os desafios tecnológicos do país.