Indústria Naval

China aprova ancoradouros grandes o bastante para navios Valemax

Agência Reuters
30/05/2012 13:24
Visualizações: 103
O Ministério dos Transportes da China aprovou planos para construção de ancoradouros de minério de ferro para embarcações de até 400 mil toneladas no porto de Ningbo-Zoushan, no leste do país. Os ancoradouros serão grandes o bastante para receber os cargueiros gigantes da Vale.

O ministério informou em seu site que aprovou o projeto de 4,91 bilhões de iuans para construção de um total de cinco ancoradouros com uma capacidade entre 50 mil a 400 mil toneladas. A pasta está esperando agora aprovação final da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento.

Os ancoradouros maiores serão grandes o bastante para os navios Valemax, os maiores cargueiros do mundo para carga seca, que a mineradora brasileira pretende utilizar para cortar custos de transporte para seu maior mercado, a China.

Mas a China fechou seus portos a essas embarcações, depois que protestos domésticos contra os navios, sob alegação de que a Vale está utilizando-os para dominar o comércio de minério de ferro. O primeiro e único Valemax a ingressar na China, o Berge Everest, de 380 mil toneladas, atracou no porto de Dalian em dezembro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20