Internacional

Chávez promete a Belarus petróleo para 200 anos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, prometeu este sábado a Belarus que não faltará petróleo ao país nos próximos 200 anos, durante encontro de três horas, em Minsk, com seu colega bielo-russo, Alexander Lukashenko.

Redação/ Agências
18/10/2010 11:16
Visualizações: 50
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, prometeu este sábado a Belarus que não faltará petróleo ao país nos próximos 200 anos, durante encontro de três horas, em Minsk, com seu colega bielo-russo, Alexander Lukashenko.


"Não haverá escassez de petróleo no transcurso de 200 anos", disse Chávez, reforçando que está a par das necessidades que esta ex-república soviética tem do chamado ouro negro, segundo o serviço de imprensa da presidência bielo-russa.


Segundo contrato assinado este sábado, Belarus comprará da Venezuela 30 milhões de toneladas de petróleo no período 2011-2013, noticiou o canal de TV bielo-russo ONT.


De acordo com a emissora, o contrato assinado entre a companhia petroleira nacional bielo-russa e a estatal Petróleos da Venezuela prevê, a partir de 2011, a entrega de 10 milhões de óleo bruto por ano até 2013.


Este ano, Belarus deve receber quatro milhões de toneladas de petróleo da Venezuela, acrescentou a fonte.


Durante o encontro de três horas com Lukashenko, que chefia Belarus com mão-de-ferro desde 1994, o presidente venezuelano destacou os estreitos laços entre os dois países e as perspectivas de consolidação da cooperação bilateral em várias esferas.


"Aqui não há devedores; somos companheiros e juntos construiremos uma alternativa ao imperialismo com um mundo multipolar", disse Chávez, citado pelo serviço de imprensa.


Lukashenko expressou, por sua vez, satisfação com as boas relações entre os dois países, que assinaram vários acordos energéticos.


"Vamos fazer tanto pela Venezuela que não lamentarão jamais ter relações conosco", disse Lukashenko a Chávez.


O presidente venezuelano chegou no sábado a Minsk para uma visita de dois dias a Belarus, no âmbito de um giro internacional iniciado em Moscou. Hoje, Chávez viajará para a Ucrânia e em seguida visitará o Irã e a Síria.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20