A Cemig poderá lançar no próximo ano US$ 500 milhões em títulos no mercado internacional, afirmou o diretor financeiro e de Relação com Investidores da companhia, Luiz Fernando Rolla, durante evento na sede da Bolsa de Nova York (Nyse), na última sexta-feira. O executivo informou que a potencial emissão envolveria um papel com vencimento para daqui a 10 anos. O executivo lembrou que a última vez em que a empresa fez uma emissão internacional foi em 1997.
Rolla afirmou que a Cemig está sempre pronta para este tipo de operação no mercado internacional, mas observou que o custo de execução é caro. O executivo fez referência ao custo do hedge cambial envolvido numa emissão em moeda internacional. Ele explicou ainda que as negociações hedgeadas, em geral, se destinam a operações de curto prazo.
Segundo o executivo, "o plano da empresa é estar presente se a oportunidade aparecer". Ele citou a combinação necessária para que esta potencial emissão de títulos venha a se concretizar em 2010: o surgimento de uma janela de oportunidade no mercado internacional e um projeto para destinar os recursos.
A emissão poderia ser destinada, em parte, a substituir papéis de curta duração (comercial papers) e também para financiar aquisições. Para a disputa de Belo Monte, já há recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).