América do Sul

CAN está se `desintegrando`, diz Garcia

Valor Econômico
11/05/2006 03:00
Visualizações: 225 (0) (0) (0) (0)

A Comunidade Andina (CAN), formada por Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, está "desintegrando", e a razão é a decisão de governos da região de partirem para acordos de livre comércio com terceiros países, disse o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, em seminário promovido pela delegação européia no Brasil.

Garcia não comentou as declarações do chanceler Celso Amorim, de que causaram desconforto no governo as ações no continente do presidente venezuelano, Hugo Chávez Há "problemas graves" ocorrendo na América do Sul, com dificuldades para a integração dos países, notou Garcia, após defender uma agenda para coordenar políticas dos países da América do Sul em temas como infra-estrutura, energia e financiamento do desenvolvimento. Para ele, a crise é "conseqüência das mudanças políticas que estão surgindo". São "novas respostas" a novos problemas.

Sem citar Evo Morales, da Bolívia, ou Hugo Chávez, da Venezuela, afirmou que a acusação de populismo contra alguns governantes é "designação conservadora para as manifestações de vontade de mudança que ocorrem em alguns países". Ele rechaçou a acusação de que o governo Lula estaria promovendo uma política exterior movida por critérios ideológicos, e ressaltou a boa relação mantida pelo Brasil com governos conservadores, como o de Álvaro Uribe, na Colômbia.

Garcia atribuiu a crise na Comunidade Andina, sem citar nomes, à decisão dos governos da Colômbia e do Peru de assinar um acordo de livre comércio com os EUA (esquecendo-se que a Venezuela confrontou as regras aduaneiras dos andinos ao anunciar sua entrada no Mercosul). O assessor presidencial disse acreditar que o esfacelamento da união dos andinos não compromete o projeto do governo brasileiro de criação de uma Comunidade Sul-Americana de Nações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
Dutos
Sensor portátil do CNPEM em teste pode reduzir entupimen...
08/08/25
Combustíveis
Biodiesel ganha protagonismo na economia e no cotidiano ...
07/08/25
Pessoas
Alessandro Falzetta é o novo Diretor de Experiência do ...
07/08/25
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
Exportações
Firjan reitera preocupação com implementação de tarifaço...
07/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana: 5 motivos para não perder a maior ...
06/08/25
Etanol
Produção do etanol de trigo é aposta para ampliação da m...
06/08/25
Carros elétricos
Programa Carro Sustentável faz vendas de modelos 1.0 sal...
06/08/25
Energia renovável
Com 4,2 GW ao longo de 2025, usinas renováveis dominaram...
06/08/25
Investimento
Grupo Potencial pretende investir R$ 2 bi em biorrefinar...
06/08/25
PD&I
Navio da Transpetro realiza inspeção estrutural utilizan...
06/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22