Pré-Sal

Câmara aprova regime de partilha do pré-sal

Numa sessão tensa e repleta de bate-bocas, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) o projeto que estabelece o regime de partilha para a exploração do pré-sal e cria o Fundo Social para gerir esses recursos. Minoritária, oposição votou contra a mudança do modelo de

Redação/ Agências
02/12/2010 11:29
Câmara aprova regime de partilha do pré-sal Visualizações: 113
Numa sessão tensa e repleta de bate-bocas, a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira (2) o projeto que estabelece o regime de partilha para a exploração do pré-sal e cria o Fundo Social para gerir esses recursos. Os parlamentares também aprovaram o novo modelo de divisão dos royalties, que agora serão repartidos pelos mesmos critérios do Fundo Constitucional para estados e municípios. A medida segue agora para sanção presidencial.

O projeto básico foi aprovado com 204 votos a favor, 66 contra e 2 abstenções. Mas o modelo de divisão dos recursos entre os entes da federação dependeu de uma votação em separado, de forma simbólica. O relator Antonio Palocci (PT-SP) havia retirado do texto o item que trata dessa realocação dos royalties, mas a maioria dos parlamentares defendeu a aplicação do novo modelo - que prejudica os estados produtores, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo.


O Fundo Social deverá destinar 50% de seus recursos obtidos com o petróleo para a educação. O esporte e o meio-ambiente também serão beneficiados. Já a Previdência Social foi retirada da lista das áreas que irão receber esses dividendos.


Minoritária, oposição votou contra a mudança do modelo de exploração do petróleo: sai a concessão, entra a partilha: "Vamos ver CPIs, denúncias sendo feitas em função de um regime equivocado utilizado em países que têm pouca democracia ou nenhuma democracia", afirmou o líder do DEM, Paulo Bornhausen.


O líder do governo, Cândido Vaccarezza, tentou contemporizar: "O que o governo está pedindo é aprovar o sistema de partilha e o fundo; a discussão da distribuição dos royalties nós faremos em outra oportunidade, provavelmente em fevereiro ou março do ano que vem". Os parlamentares atenderam ao primeiro pedido, mas não ao segundo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20