América do Sul

Bolívia estuda nova distribuição interna dos impostos sobre hidrocarbonetos

BNamericas
01/09/2005 03:00
Visualizações: 103

O Ministério da Economia da Bolívia está analisndo uma proposta para a umentar de 40% para 60% a distribuição de impostos provenientes do setor de hidrocarbonetos e que se pagam a estados, municípios e universidades estatais, informou o serviço governamental de notícias ABI.
A nova lei de hidrocarbonetos do país estipula que as petroleiras estrangeiras devem pagar 32% de impostos a toda a produção, mas não indica a maneira que se distribuirá o dinheiro, disse à BNamericas uma fonte do Ministério de Minas e Hidrocarbonetos.
 A lei define certa distribuição de impostos, mas nem as universidades nem os municípios foram contemplados, indicou.
Segundo a legislação de participação popular do país, tanto municípios como universidades deveriam receber parte de todos os impostos nacionais. O triputo em questão se chama Imposto Direto aos Hidrocarbonetos (IDH).
Os pagamentos de impostos não se restringem aos estados ou município pordutores de hidrocarbonetos, ainda que a maior parte dos impotos, por conceito de royalties, se dirijam exclusivamente aos estados produtores, acrescentou a fonte.
Espera-se que a Bolívia receba cerca de US$ 417 milhões este ano, provenientes de IDH, informou a ABI.

Estatutos da YPFB - É preciso estabelecer novos estatutos para a petroleiras estatal YPFB antes de começar as conversações para a migração de contratos das petroleiras estrangeiras.
A YPFB definirá modelos contratuais que se utilizarão no processo de migração uma vez que seu diretório aprove os estatutos, defendeu a fonte.
Os novos estatutos, que deveriam ter sido aprovados originalmente na terça-feira (30_08), receberão a luz verde nos próximos dias, acrescentou.
As petroleiras estrangeiras que operam na Bolívia têm um total de 72 contratos de risco compartido, todos os quais necessitam ser revistos e aprovados pelo Congresso para assegurar que cumpram com a nova lei.
O prazo para a migração de contratos é o dia 15 de novembro, 180 dias depois da aprovação da nova lei de hidrocarbonetos, em maio.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19