O BNDES e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) concluíram a etapa referente ao processo de seleção dos planos de negócios das empresas que poderão participar do Programa Conjunto de Apoio à Inovação Tecnológica Industrial dos Setores Sucroenergético e Sucroquímico (PAISS). O objetivo do PAISS é fomentar projetos de desenvolvimento, produção e comercialização de novas tecnologias industriais destinadas ao processamento da biomassa de cana-de-açúcar.
Ao todo, foram selecionados 35 planos de negócios, correspondentes a 25 diferentes empresas, que deverão resultar em uma demanda de recursos de investimentos, nas etapas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de cerca de R$ 2 bilhões. Nesse processo de seleção, inicialmente 57 empresas manifestaram interesse em aderir ao PAISS, sendo apresentados um total de 44 planos de negócios.
Dos planos de negócios selecionados, 13 são voltados a pesquisas tecnológicas no setor de etanol a partir de celulose (o etanol de segunda geração), 20 para o desenvolvimento de novos produtos e 2 em gaseificação. O segmento de novos produtos, destinado a agregar valor à biomassa da cana, abrange desde intermediários químicos a plásticos biodegradáveis, passando por novos biocombustíveis, tais como diesel, butanol e querosene de aviação.
A partir de agora, BNDES e Finep vão elaborar Planos de Suporte Conjunto (PSC) para cada um dos planos de negócio selecionados. Os PSCs, que serão finalizados durante o primeiro trimestre de 2012, terão por objetivo apontar os instrumentos financeiros mais adequados, tanto do BNDES como da Finep, para apoiar os planos de negócio selecionados.