Setor naval

BNDES defende seguro-performance em licitação da Transpetro

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, afirma que a adoção do seguro-performance como garantidor é a solução para a licitação dos 22 petroleiros da Transpetro. Lessa afirmou, entretanto que nenhum dos modelos de garantias para o setor nava


29/09/2004 03:00
Visualizações: 217 (0) (0) (0) (0)

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, afirma que a adoção do seguro-performance como garantidor é a solução para a licitação dos 22 petroleiros da Transpetro. Lessa afirmou, entretanto que nenhum dos modelos de garantias para o setor naval apresentados até hoje são ideais e voltou a defender a idéia de um sistema de leasing para alavancar a indústria naval de transporte marítimo. 
"O modelo do seguro-performance estabelece que o Ministério da Fazenda crie uma escora para que o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) possa contratar as operações no Brasil e recontratar em seguradoras internacionais, de acordo com regras simples de seguro, mas com a modalidade performance", informa Lessa, que explica: "A construção deve obedecer a um tempo e um padrão de qualidade e se houver uma quebra destes requisitos, o seguro-performance cobre a falha".
A importância do seguro-performance, segundo Lessa, é facilitar ao Brasil o acesso a seguradoras internacionais. O executivo informou, ainda, que o Ministério da Fazenda está dando grande importância ao estudo desta modalidade de seguros que é inovadora no Brasil, mas que já existe em outros países.
Na avaliação de Lessa, a licitação da Transpetro tem uma importância fundamental porque dá um horizonte amplo de encomendas para que os estaleiros brasileiros tenham condições de modernizar seus processos e alcançar o nível tecnológico dos estaleiros coreanos, que entregam um petroleiro em 8 meses, com montagem de módulos em esteiras rolantes que suportam mais de mil toneladas. 
O executivo destaca, entretanto, que os petroleiros são com uma roupa de confecção pret à porté, muito mais simplificada do que um modelo sob medida, com seriam classificadas as embarcações de apoio offshore, transportadores gaseiros e navios de pesca de alto-mar.
"Esta indústria de embarcações sofisticadas é que estamos apoiando", lembrou Lessa, que explicou que é para ela que se aplica a idéia de leasing no setor naval.
A idéia de Lessa para dar maior robustez à economia naval brasileira é criar uma fórmula que separe a figura do armador do proprietário do navio. "Depois da regulamentação do MP 177, vamos colocar em discussão a proposta de criação de um fundo do BNDES que venha a ser o proprietário das embarcações, enquanto os armadores alugariam os navios no sistema de leasing, como se faz na indústria aeronáutica", explica. Segundo Lessa, os contratos poderiam sem em dólares para as embarcações brasileiras que trafegassem no exterior, com gerando renda em dólar e em real para as embarcações costeiras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22