Combustíveis

Baixa demanda e alto custo prejudicam diesel S50

Durante divulgação do Relatório Anual da Revenda de Combustíveis 2012, da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), o principal foco das discussões foi diesel S50, implantado recentemente no país, mas que vem sofrendo dificuldades na sua absorçã

Redação
30/05/2012 18:29
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Durante divulgação do Relatório Anual da Revenda de Combustíveis 2012, da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), o principal foco das discussões foi diesel S50, implantado recentemente no país, mas que vem sofrendo dificuldades na sua absorção pelo mercado nacional.
 

De acordo com o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, atualmente mais de três mil postos em todo o território brasileiro fornecem o novo combustível, o problema é que há falta de caminhões rodando com o motor Euro 5, ideal para o S50. Somado a isso, este modelo de diesel é R$0,15 mais caro que o comum, o que vem afugentando os motoristas interessados em utilizar o produto. 
 

Para Alexandre Parker, representante de Assuntos Governamentais e Institucionais da Volvo, os empresários ainda estão receosos em adquirir os caminhões Euro 5, devido a sua tecnologia nova em relação ao modelo Euro 3, mais usado no mercado. Apesar do ano ruim, o executivo se disse otimista com relação ao futuro do setor. 
 

Até abril deste ano, a venda de S50 correspondeu a 7% do total de diesel vendido no Brasil. Segundo Alísio Vaz, presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), o estado que menos vendeu o combustível foi Roraima, já o de maior venda foi São Paulo. A partir de janeiro de 2013, a Petrobras vai substituir o S50 pelo S10, que tem ainda menos teor de enxofre. 
 

"Em um país com dimensões continentais como o Brasil, colocarmos o diesel S10 no mercado é uma ousadia", afirmou Vaz. Para o presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, a regulação do S50 será feita com o tempo, conforme forem aumentando as necessidades das empresas. 
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