Energia Elétrica

Atiaia Renováveis lança solução via derivativos de energia em parceria com a B3

Novo produto reduz riscos de variação do PLD em diferentes submercados para seus clientes do mercado livre

Assessoria
10/08/2022 10:23
Atiaia Renováveis lança solução via derivativos de energia em parceria com a B3 Imagem: Divulgação Visualizações: 677

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis, em parceria com a B3 está lançando sua solução Hedge de Submercado via Derivativo. O produto denominado “Swap de Submercados (PLD)” possibilita a proteção contra a variação do PLD entre diferentes submercados, trazendo maior previsibilidade, além de redução dos custos quando comparado com os contratos de energia PPA (Power Purchase Agreement).

Este produto foi estruturado tendo como referências os valores do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) de dois submercados, publicados diariamente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a definição do montante energético a ser hedgeado. O cliente, mediante pagamento de prêmio, tem o direito de exercer a opção quando a variação do PLD entre os dois submercados for financeiramente favorável.

Como o PLD pode sofrer variações, os derivativos se tornam uma alternativa financeira para as companhias reduzirem suas exposições quando atuam em diferentes submercados.

Com a nova solução, a Atiaia Renováveis quer estimular a liquidez deste tipo de instrumento de hedge via derivativos de energia, possibilitando que as contrapartes definam os submercados, o prazo a ser contratado e a quantidade de energia a ser protegida. Esta é mais uma das soluções diferenciadas que a empresa traz ao mercado, simplificando o setor energético. Focada em atender seus clientes no modelo de autoprodução, a companhia conta com um amplo portfólio de produtos customizados e flexíveis, construindo a melhor solução para quem busca energia elétrica no mercado livre.

“Está em nosso DNA oferecer produtos que facilitem a vida de nossos clientes. Com esta solução via derivativos de energia, simplificamos o processo de contratação de instrumentos para redução de riscos oriundos da variação de preços de diferentes submercados. Nosso objetivo é dar flexibilidade e segurança aos nossos clientes atuantes no mercado livre, e essa parceria com a B3 foi essencial para trazermos essa novidade ao mercado”, comenta Roberta Tenenbaum (foto), diretora de Comercialização de energia da Atiaia Renováveis.

A principal diferença deste produto com os demais derivativos de energia já existentes no mercado, é que se trata de um contrato de opção que envolve a redução do risco de variação entre o PLD de dois submercados. Desta forma, ele somente será exercido caso seja favorável ao cliente. Além disso, é possível  contratar esse produto com diferentes prazos, chegando até 20 anos.

“O papel da B3, como infraestrutura de mercado, é realizar o registro dos contratos de derivativos de balcão, que auxiliam na gestão de risco das companhias. Esse ativo tem se tornado um aliado de grande importância para o mercado de energia como um todo e, no primeiro semestre deste ano, a B3 registrou aumento de 800% no volume financeiro dos derivativos de energia, em comparação com 2021 inteiro. Com a Atiaia, tivemos a oportunidade de construir um produto novo, totalmente customizado e elaborado de acordo com as necessidades da empresa”, comenta Leticia Salles, gerente de Produtos da B3. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20