Combustíveis

As vantagens do GNL frente ao diesel

Redação/Assessoria
06/12/2019 17:58
Visualizações: 335

O mercado brasileiro de diesel é de aproximadamente 48 milhões de toneladas por ano, equivalente a aproximadamente 2 bilhões/ MMBTU por ano. De acordo com estudos da Golar, cada USD/ MMBTU economizado com a mudança para GNL acarreta economia de U$ 2 bilhões por ano. Para Marcelo Rodrigues, vice-presidente executivo da Golar SSLNG, utilizar o gás no transporte traz inúmeras vantagens, como potencial redução no preço do frete e impacto direto na inflação.

“Calculamos, ainda, redução de mais de R$ 3 bilhões/ano com despesas do setor de saúde nos centros urbanos devido à redução do nível de emissão de partículas sólidas, e impacto positivo de R$ 5 bilhões na balança comercial, visto que o Brasil contaria com um combustível mais barato (GNL) no lugar do diesel, que hoje precisa ser importado em uma proporção de 25% do total do volume consumido no país”, explicou Marcelo.

O uso do GNL nesses moldes já é realidade na Europa, nos EUA e na China, que conta atualmente com uma frota de mais 300 mil caminhões movidos a GNL. “Enquanto o Brasil se prepara para a nova onda, a China hoje já movimenta mais GNL em caminhões do que o Brasil consome através de dutos, e metade disso é justamente usado para abastecer a frota de caminhões movidos a GNL”, ressalta o diretor-geral da Alliance GNLog, Ricardo Rezende.

A Golar Power no Brasil

A Golar Power está à frente da construção de três terminais de regaseificação, que somam capacidade de suprimento de quase 60 milhões m³/dia, e que serão destinados para energia elétrica, trazendo segurança ao sistema por meio de termelétricas, como também para suprir a demanda de indústrias e do abastecimento dos veículos a gás que deverão substituir boa parte da frota movida a diesel.

Além da Celse, maior empreendimento de distribuição de GNL da América Latina, a companhia também está à frente da usina termoelétrica (UTE) Novo Tempo Barcarena, no Pará, que faz parte de um projeto integrado de importação de Gás Natural Liquefeito (GNL), geração e comercialização de energia, que prevê uma oferta de até 21 milhões de m³/dia. Em Florianópolis, constrói o Terminal Gás Sul (TGS), na Baia Babitonga, com capacidade de distribuição de 15 milhões m³/dia.

A Golar Power Latam fomenta soluções em Gás Natural Liquefeito visando tanto à segurança energética do sistema nacional por meio das termelétricas, quando ao desenvolvimento econômico do país, já que decide investir numa rede de distribuição de gás que utiliza diversos modais para o transporte em menor porte. “Procuramos, a partir do investimento em uma única solução, o GNL, atacar os principais problemas que travam o crescimento da indústria nacional. A transição para o gás natural vai libertar o país da dependência do diesel e impulsionar o desenvolvimento por meio de uma estrutura alternativa de distribuição do energético”, finaliza Antonello.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20