<P>A expansão da capacidade de movimentação do porto não depende somente de sua estrutura interna (terminais e calado). O diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp, Arnaldo de Oliveira Barreto, destaca a importância de as autoridades prepararem os acessos rodoviários e ferroviários da ...
A Tribuna - SPA expansão da capacidade de movimentação do porto não depende somente de sua estrutura interna (terminais e calado). O diretor de Infra-estrutura e Serviços da Codesp, Arnaldo de Oliveira Barreto, destaca a importância de as autoridades prepararem os acessos rodoviários e ferroviários da região para essas novas cargas.
Em relação à infra-estrutura, que obras serão necessárias para garantir a expansão prevista para o porto?
Com essa expectativa, que é natural para um porto como o de Santos, nós nunca mais poderemos deixar de ampliar a infra-estrutura portuária. Você ampliará as estradas, as ruas internas e será necessário ainda ampliar o canal de navegação. Não vamos mais ver os navios desfilarem no canal um de cada vez, como acontece hoje. Vamos precisar de um canal mais largo, com profundidades maiores, permitindo a passagem de dois a três navios ao mesmo tempo. A infra-estrutura de hoje não dará conta de escoar esse volume. As estradas de acesso não vão dar conta e muito menos o canal de navegação.
Como será a ampliação do canal?
Já estamos com a Fundação Ricardo Franco fazendo um estudo do canal. Nós não sabemos o que pode ocorrer se aprofundarmos e melhorarmos o talude.
Quando fica pronto este estudo?
A previsão é que a Fundação entregue para a gente em junho todo o estudo do traçado do canal. Na sequência, vamos iniciar o processo de licenciamento no Ibama que, até dezembro deste ano, deve nos dar a licença ambiental para abrir a concorrência da dragagem de aprofundamento, que é o começo para o alargamento.
Quanto ao setor viário, a avenida perimetral, que começou a ser construída há duas semanas, será suficiente para este crescimento?
A gente estima que, com a perimetral, a Margem Direita do porto possa movimentar até 110 milhões (de toneladas). Mas está vindo o novo terminal da Alemoa e as demais instalações também vão ampliar suas produções.
Fonte: A Tribuna - SP
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