Energia

Areva continua a ver demanda para energia nuclear

Valor Econômico
31/05/2011 14:05
Visualizações: 132
A francesa Areva SA aposta numa retomada mundial da energia nuclear, mesmo com os efeitos da crise no Japão continuando a reverberar.
 

Ontem, a Alemanha se tornou o grande primeiro país industrializado a anunciar que vai desativar suas usinas nucleares, depois do desastre na usina japonesa Fukushima Daiichi. Uma decisão que pode prejudicar o principal negócio da Areva nos próximos anos.
 

Com os governos sob pressão para reconsiderar a energia nuclear, a presidente executiva da Areva, Anne Lauvergeon, está fazendo campanha para manter seu emprego e salvar a reputação do setor. "Depois de Fukushima, o mundo não está dizendo 'Não' para a energia nuclear", disse Lauvergeon ao Wall Street Journal. "Está só dizendo que a energia nuclear não é para todo mundo (...) e que isso terá um preço."
 

Os governos do mundo todo enfrentam um dilema: depender exclusivamente de combustíveis fósseis poluentes e energias renováveis, ou apoiar projetos para pagar mais por usinas nucleares mais seguras, que podem ter uma recepção negativa entre os eleitores. O resultado disso pode definir o sucesso da Areva, uma das maiores empresas de engenharia nuclear do mundo.
 

Na última década, a Areva, cujos negócios incluem minas de urânio e reciclagem de lixo nuclear, gastou bilhões de euros desenvolvendo o que a empresa descreve como reatores ultraseguros.
 

Lauvergeon diz, que apesar da crise nuclear do Japão, os governos, especialmente de países emergentes, não irão virar as costas para a energia nuclear. Ela espera que as empresas de eletricidade estejam dispostas a pagar mais por reatores com dispositivos adicionais de segurança. "O mundo pós-Fukushima não é o mesmo mundo pós-Chernobyl ou pós-Three Mile Island", diz. "Hoje vivemos num mundo em que os combustíveis fósseis estão mais caros e continuarão cada vez mais caros."
 

Muitos analistas e alguns clientes disseram que a última geração de reatores da Areva, que custam aproximadamente 6 bilhões de euros, ou cerca de US$ 8,5 bilhões cada, são muito caros para serem competitivos. "Estávamos num mundo maluco", onde alguns investidores não estavam preparados para pagar por mais segurança, diz Lauvergeon.
 
 
A reação ao desastre nuclear no Japão foi variada. Enquanto a Suíça e a Alemanha decidiram desativar usinas nucleares, países como Reino Unido e Polônia preferiram seguir com esse tipo de energia. "O futuro da indústria permanece relativamente saudável em mercados em crescimento", como China, Índia e Brasil, segundo um relatório publicado pelo analista de energia Will Pearson, do Eurasia Group.
 

Lauvergeon classificou a decisão da Alemanha como "política" e diz que o cenário pode mudar "de agora até 2022", quando a última usina alemã deve ser desativada. Em 2010, a Alemanha respondeu por cerca de 10% das vendas de 9,1 bilhões de euros da Areva. Ela acredita que os países emergentes com crescentes demandas por energia, em particular China, Índia e África do Sul, continuarão investindo em energia nuclear.
 
 
Lauvergeon, de 51 anos, pode não ficar tempo suficiente no cargo para ver sua estratégia dar frutos. O governo francês, que direta e indiretamente detém uma participação de 93% na Areva, vai decidir em junho se renova ou não o contrato dela. O aumento dos custos das obras em andamento, a perda de um contrato importante em Abu Dhabi e disputas com os principais executivos de elétricas francesas diminuíram as chances de que ela fique no cargo, segundo pessoas no setor.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20