Internacional

Arábia Saudita diz que atenderá demanda por petróleo

Agência Estado
16/01/2012 12:19
Visualizações: 144
O ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali Naimi, afirmou neste sábado (14) que o país responderá às demandas de nações que precisem de mais petróleo, mas não quis comentar se o maior produtor do mundo recebeu qualquer solicitação adicional.

"O que os clientes pedirem, nós daremos a eles", afirmou Naimi. "Quantas vezes eu já disse isso, nós respondemos às demandas de nossos clientes".

Há a possibilidade de que o Japão e outros importadores da Ásia busquem fontes alternativas de petróleo, em resposta à pressão dos EUA para que reduzam suas compras do Irã, mas Naimi não quis comentar se companhias ou países haviam pedido suprimentos extras.

O ministro contestou reportagens sugerindo que a Arábia Saudita possa estar chegando no limite de sua capacidade de produção. Segundo ele, a produção do país, que é atualmente de cerca de 9 milhões de barris por dia, por chegar a 12,5 milhões de barris por dia, se necessário.

Os EUA desejam pressionar o Irã por causa de seu programa nuclear. Washington afirma que Teerã busca secretamente armas nucleares, o que o país nega, garantindo ter apenas fins pacíficos.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20