Política

Após embate na MP dos Portos, bancada do PMDB quer reduzir tensão com governo

Depois de enfrentar o governo durante a votação da Medida Provisória dos Portos, a bancada do PMDB se reúne nesta terça-feira e a tendência é que os deputados trabalhem para a redução da tensão com o Palácio do Planalto, se

Reuters
22/05/2013 10:44
Visualizações: 27 (0) (0) (0) (0)
Depois de enfrentar o governo durante a votação da Medida Provisória dos Portos, a bancada do PMDB se reúne nesta terça-feira e a tendência é que os deputados trabalhem para a redução da tensão com o Palácio do Planalto, sem deixar, porém, de cobrar um melhoria no relacionamento.

Deputados ouvidos pela Reuters avaliam que a atuação do líder da bancada, Eduardo Cunha (RJ), foi "muito boa" porque uniu os descontentes do partido, mas dizem que agora é hora de acalmar os ânimos, porque o recado ao governo já foi dado.

A MP dos Portos foi aprovada na Câmara depois de longas sessões que vararam a madrugada e com ampla resistência do PMDB em vários pontos do texto.

Apesar disso, o governo conseguiu aprovar o novo marco regulatório do setor portuário a poucas horas da perda da validade da medida provisória.

Durante a tramitação e mesmo depois, Cunha e integrantes do governo trocaram acusações. O líder peemedebista foi apontado como arquirrival nas votações do plenário da Câmara, e ele dizia que as dificuldades na MP dos Portos eram decorrentes da falta de articulação política do Palácio do Planalto.

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que no ano passado liderou um movimento de descontentes da bancada e chegou a divulgar um manifesto contra o tratamento que os parlamentares recebiam do governo, disse que a MP dos Portos deixou "cicatrizes" na relação, e que tanto o Executivo como o PMDB tiraram ensinamentos do episódio.

"O PMDB aprendeu que precisa ceder no momento certo e que tem que ter unidade na bancada e ir à exaustão no debate", afirmou à Reuters.

Já o governo, na avaliação de Forte, "não vai mais ser tão arrogante" depois da MP dos Portos e percebeu que "é preciso mudar a relação com os aliados".

"Nada do que foi será do jeito de que já foi um dia", disse o deputado parafraseando uma música do cantor Lulu Santos.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), que também já chegou a pedir formalmente ao então líder da bancada e atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que o partido adotasse uma postura mais independente no ano passado, diz que a votação da semana passada foi "uma batalha", mas os peemedebistas não devem ter uma relação de "guerra" com o Palácio do Planalto.

Segundo ele, o problema da relação do governo com o PMDB e os aliados é antigo, mas chegou num "clímax" durante a votação da MP dos Portos.

"A insatisfação (com o governo) passa todo o PMDB, menos para alguns que estão no cume da cúpula do partido", disse Castro. Ele também critica a postura dessa cúpula que não atende os interesses da bancada.

"Estamos nos sentindo órfãos", reclamou.

Apesar das reclamações ele deve defender na reunião da bancada que seja restabelecido o diálogo com o governo depois da aprovação da MP dos Portos, porque avalia que não tem sentido continuar brigando com o Palácio do Planalto tão perto do período eleitoral.

Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff disse ao vice-presidente Michel Temer que mudaria sua relação com os aliados a fim de se aproximar mais do Congresso e evitar que a insatisfação contaminasse seu projeto de reeleição no ano que vem.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Diesel comum e S10 apresentam uma variação aproximada de...
23/10/24
Evento
Restrição de geração renovável será debatida pela Echoen...
23/10/24
ONS
Novos projetos de transmissão entram em operação e ampli...
23/10/24
Sindigás
Sindigás promove o 12º Encontro do Fórum Permanente do G...
22/10/24
Descarbonização
Estudo do IBP indica tecnologias para descarbonizar indú...
21/10/24
Pré-Sal
ANP aprova estudos de novos três blocos exploratórios no...
21/10/24
SPE
Segurança Operacional é inegociável
21/10/24
Bahia
Novas obras farão retomar as atividades de construção na...
21/10/24
Energia Eólica
Hitachi Energy participa da Brazil Windpower para fortal...
21/10/24
Startups
Ocyan fica entre as empresas que melhor se relacionam co...
18/10/24
Negócio
Descarbonização: Petrobras vende diesel com conteúdo ren...
18/10/24
Pré-Sal
MODEC celebra 10 anos do FPSO Cidade de Mangaratiba MV24
18/10/24
Espírito Santo
Brasil recebe mais de 400 líderes internacionais em even...
18/10/24
ANP
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP faz consulta pú...
18/10/24
BNDES
Com R$ 500 mi do Fundo Clima, BNDES apoia usina de etano...
18/10/24
Rio de Janeiro
PortosRio e Polícia Federal assinam Termo de Cessão de U...
18/10/24
Hidrogênio
ExxonMobil Brasil e USP colaboram em projeto de transpor...
18/10/24
Biocombustíveis
CETENE e Embrapii se unem para otimizar produção de bioc...
17/10/24
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): ANP aprova novas v...
17/10/24
Firjan
Mais de 100 fornecedores de produtos e serviços particip...
17/10/24
Logística
Temadre passa a receber navios maiores, com capacidade a...
17/10/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20