Combustíveis

ANP lança publicação semestral sobre qualidade de combustíveis

Redação TN Petróleo, Agência ANP
10/11/2021 07:15
ANP lança publicação semestral sobre qualidade de combustíveis Imagem: Divulgação Visualizações: 1628

A ANP lança hoje (10/11) o Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, publicação periódica que tratará de temas relacionados à qualidade dos combustíveis, biocombustíveis e demais produtos regulados pela Agência, com ênfase no Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC). 

A nova publicação, com periodicidade semestral, vem substituir os boletins mensais do PMQC. Esses boletins traziam mensalmente os resultados do Programa, função que, desde outubro de 2020, é cumprida também pelo Painel Dinâmico do PMQC. O painel disponibiliza esses dados de forma mais transparente e dinâmica do que os boletins mensais, que, por essa razão, serão descontinuados. 

Complementando o painel, que é atualizado em tempo real de acordo com informações inseridas na base de dados do PMQC, o novo Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos traz análise crítica dos resultados do programa.  

Além disso, a publicação também inclui os dados do Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML), resoluções publicadas relacionadas à qualidade dos combustíveis e assuntos relativos ao RenovaBio.​ Contém ainda destaques do semestre anterior e artigos técnicos (nesta primeira edição, sobre biolubrificantes). 

O PMQC 

Criado em 1998, o PMQC acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil (gasolina C, diesel B e etanol hidratado), com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP. Entre seus principais objetivos, está a identificação de focos de não conformidade, visando orientar e aperfeiçoar a atuação da área de fiscalização do abastecimento da Agência. 

A cada mês, são coletadas amostras dos produtos, que são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT, localizado em Brasília) e nos laboratórios credenciados pela Agência em vários estados. Recentemente, o programa passou por um reformulação para ampliar ainda mais sua abrangência, e o Novo PMQC encontra-se em fase de projeto piloto. 

+ Acesse o Boletim de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos:

https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletim-de-biocombustiveis-e-qualidade-de-produtos

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23