ANP com Agência Petrobras
A ANP mandou ontem (11) duas equipes para acompanhar a investigação do acidente. Uma para a sala de crise da Petrobras, no Rio de Janeiro, e a outra para embarcar no FPSO.
De acordo com as informações colhidas até o momento, ocorreu uma explosão na casa de bombas. Não houve derramamento de óleo, o fogo já foi debelado e a plataforma está estabilizada.
Segundo as informações passadas pela empresa, foram confirmados cinco óbitos, dez feridos e seis desaparecidos. A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas.
A explosão no Espírito Santo é o 3º maior acidente em plataformas da Petrobras.
O FPSO recebeu declaração de conformidade da Marinha em 2015 e a ANP fez uma atualização de documentação marítima em setembro de 2014.
Acidente
Uma explosão no FPSO Cidade de São Mateus, navio-plataforma da Petrobras que opera no litoral de Aracruz, no Espiríto Santo, deixou pelo menos cinco pessoas mortas, dez feridas e seis desaparecidas. De acordo com o coordenador do Sindipetroleiros do Espírito Santo, Paulo Rony, houve uma explosão em um navio afretado, com tripulação terceirizada, a serviço da Petrobras. O acidente ocorreu no inicio da tarde de ontem (11), por volta das 12h50.
A plataforma, instalada nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, a cerca de 80 quilômetros de Vitória, tinha cerca de 30 funcionários que foram retirados.
Embora a Petrobras ainda não tenha se pronunciado, as causas do acidente apontam para um vazamento de gás na casa de bombas.
O navio-plataforma produziu em média 2,5 milhões de m³ de gás natural e 2 mil barris de petróleo por dia em dezembro/2014.
Fale Conosco
21